Visitante em sua própria casa, Paraná reencontra a torcida, vacila e empata com o Andraus na Vila Capanema

Tricolor chegou a abrir dois gols de vantagem no placar ainda no primeiro tempo com tentos marcados por Liliu, mas vacilou no final da etapa inicial, cedeu o empate ainda antes do intervalo e não conseguiu buscar a vitória no segundo tempo

Rodolfo Luis Kowalski

Foto: Valquir Aureliano

Após 266 longos dias de espera, o Paraná Clube finalmente voltou a jogar diante de sua torcida na Vila Capanema, na tarde deste sábado (6 de maio). Um reencontro inusitado, uma vez que o Tricolor jogava na condição de visitante, já que o mando de campo era de seu adversário, o Andraus, que destinou a maior parte dos ingressos à torcida paranista (o Paraná está tendo de jogar sem torcida nas partidas como mandante por conta de uma punição decorrente das cenas de violência registradas após o rebaixamento do clube no estadual, no ano passado).

Tinha tudo para ter sido um reencontro feliz: ainda no primeiro tempo os paranistas conseguiram abrir 2 a 0 diante do time de Campo Largo, com dois gols marcados pelo artilheiro Liliu. Mas quando a vitória parecia encaminhada, a equipe comandada pelo técnico Marcão vacilou e cedeu o empate em dois lances em três minutos no final da primeira etapa: primeiro aos 41, num gol de Saci; e em seguida aos 43, numa falha do goleiro Felipe que resultou num tento de André Carlos.

Agora os dois times somam quatro pontos conquistados em duas rodadas na Segunda Divisão do Campeonato Paranaense, ambos com uma vitória, um empate, quatro gols marcados e dois sofridos.

REGULAMENTO

Os dez clubes se enfrentam em um turno único na primeira fase da Segundona do Paranaense. Os quatro melhores classificados avançam para as semifinais. As semifinais e as finais são disputadas em jogos de ida e volta, com a vantagem do mando de campo do segundo jogo para as equipes com melhor pontuação nas fases anteriores. Os dois melhores garantem vaga na primeira divisão em 2024 e os dois últimos são rebaixados para a terceira divisão.

ESCALAÇÕES

Após vencerem em suas estreias na competição, ambos por 2 a 0, Paraná Clube e Andraus entraram em campo neste sábado cada um com uma mudança no onze inicial.

Do lado paranista, o técnico Marcão não contou com o lateral-esquerdo Rafael Furlan, lesionado, e apostou em Thauã para a posição. O esquema tático utilizado foi o 4-2-3-1, com Anderson Tanque e Romarinho pelos lados do campo e o meia João Gabriel centralizado. No entanto, Liliu, o centroavante, tinha muita liberdade para aparecer também pelos lados do campo.

Já no time metropolitano, o técnico Claudemir Sturion optou por colocar Roni na lateral-direita (na partida anterior ele havia atuado de volante), abrindo espaço para a entrada de Daniel no meio de campo. Dessa forma, Willian Carvalho acabou perdendo a condição de titular.

PRIMEIRO TEMPO

A etapa inicial foi de muita emoção na Vila Capanema, com o Paraná dominando as ações de jogo e conseguindo dois gols de vantagem no placar graças à estrela do artilheiro Liliu, camisa 9: ele primeiro mostrou oportunismo aos 16 minutos para abrir o placar depois do rebote do goleiro num chute de João Gabriel e depois puxou um contra-ataque que ele próprio acabou finalizando após um chute desviado do camisa 10 paranista, aos 28.

A vitória do Paraná no inusitado reencontro com sua torcida parecia encaminhada. Mas só parecia: é que o Andraus conseguiu reagir ainda no fim da primeira etapa e buscou o empate. Aos 41 minutos, Saci recebeu belo cruzamento da direita e apareceu livre pela esquerda do ataque dentro da área para chutar firme, com categoria, e descontar. Dois minutos depois, o camisa 11 do time de Campo Largo disparou com liberdade pela esquerda e cruzou rasteiro pro meio da área. O goleiro Felipe saiu muito mal do gol para cortar, deixou a bola passar e só pôde olhar o atacante André Carlos empurrando pro fundo da rede: 2 a 2.

SUBSTITUIÇÕES

Na volta do intervalo, uma mudança em cada time: no Paraná, Romário entrou no lugar de Guilherme Pitbull, enquanto no Andraus Foquinha substituiu Gabriel Bonet.

Depois, aos 16, foi vez do técnico Marcão apostar em Guilherme Radeche na vaga de Thauã, que já havia tomado cartão amarelo. Cinco minutos depois, foi vez de Lucas Gadelha substituir Romarinho. Aos 34, Luiz Eduardo entrou para a saída de Gui Marques.

No Andraus, a segunda substituição veio aos 25 minutos, com Paulista no lugar de Saci. Aos 37, foi Israel Jr. quem entrou para na vaga de João Gabriel. E sete minutos depois, Gabriel Lima suplantou Hiago.

SEGUNDO TEMPO

Com o apoio da torcida, o Paraná foi quem mais buscou o ataque na etapa final. Mais desorganizado do que no início do jogo, porém, a equipe teve dificuldade para criar chances claras de gol, levando perigo em chutes de Radeche e Liliu e ficando pedindo pênalti numa jogada de João Gabriel. O Andraus, por sua vez, ameaçou numa finalização de Hiago. O placar, contudo, permaneceu inalterado e o empate persistiu.

Já no apagar das luzes, aos 53 minutos, Marcão cometeu uma falta e cima de Foquinha numa disputa de bola e acabou sendo punido com um cartão amarelo. Como já havia sido advertido anteriormente, acabou expulso de campo e desfalca a equipe na próxima rodada.

FICHA TÉCNICA

Andraus 2 x 2 Paraná

Andraus: Carlão; Roni, Alemão, Jorge Alemão e Rubens; Daniel, João Gabriel (Israel Jr) e Gabriel Bonet (Foquinha); Hiago (Gabriel Lima), Saci (Paulista) e André Carlos. Técnico: Claudemir Sturion
Paraná: Felipe; Luís Roberto, Geovane, Marcão e Thauã (Guilherme Radeche); Guilherme Pitbull (Romário) e Gui Marques (Luiz Eduardo); Anderson Tanque, João Gabriel e Romarinho (Lucas Gadelha); Liliu. Técnico: Marcão
Gols: Liliu (16 e 28-1º), Saci (41-1º), André Carlos (43-1º)
Cartões amarelos: Thauã, Marcão, Liliu, Romário (P); Alemão, Carlão (A)
Cartão vermelho: Marcão (53-2º)
Árbitro: Lucas Casagrande
Público: 6.604 pagantes (7.854 total)
Renda: R$ 252.590,00
Local: Vila Capanema, sábado, às 15h30

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

6 – Cobrança de falta de Guilherme Pitbull, de longe da área, e ele arrisca um chute direto. A bola desvia na defesa no meio do caminho, sobe e cai em direção ao gol. Carlão se estica e desvia por cima da linha de fundo. Escanteio.

9 – Cobrança de escanteio do Andraus. Felipe sai mal da meta e por pouco Saci não aproveita para cabecear no gol aberto.

11 – Cobrança de falta para o Andraus pela esquerda do ataque, perto da área. Hiago chuta cruzado e Felipe faz boa defesa.

13 – Liliu recebe pela esquerda do ataque, corta um marcador e invade a área. O zagueiro do Andraus vai para a disputa e o atacante despenca pedindo pênalti, mas o árbitro manda o jogo seguir.

14 – Bola cruzada na área do Andraus. Gui Marques aproveita a sobra de bola e toca para Pitbull dentro da área, que chuta forte. A bola desvia em Jorge Fernando e sai por cima do gol.

14 – Cobrança de escanteio de João Gabriel. Guilherme Pitbull desvia de cabeça e manda ao lado do gol.

16 – Gol do Paraná! Boa troca de passes até a bola chegar em João Gabriel na esquerda, dentro da área. Ele chuta cruzado, o goleiro Carlão espalma e Liliu só empurra pro fundo do gol no rebote.

28 – Gol do Paraná! Marcão dá um chutão para frente e acaba acertando um belo lançamento para Liliu. O camisa 9 puxa o contra-ataque pela esquerda, invade a área e rola para João Gabriel, que chuta em cima da defesa. No rebote a sobra fica com o artilheiro, que domina e chuta forte. O goleiro chega a tocar na bola com os pés, mas ela bate no travessão e entra.

41 – Gol do Andraus! Cruzamento da direita, na medida para Saci que aparecia pela esquerda sozinho dentro da área paranista. Ele chuta de primeira e desconta.

43 – Gol do Andraus! Saci dispara pela esquerda e cruza rasteiro. Felipe sai mal da meta, deixa a bola passar e ela sobra para André Carlos, que só empurra pro gol.

46 – Cobrança de falta de João Gabriel pela direita. Ele bate com efeito, Carlão sai mal do gol e dá um tapa providencial na bola. Escanteio.

47 – João Gabriel cobra escanteio, o goleiro sai mal do gol novamente e a bola chega para Liliu na segunda trave, que cabeceia por cima do gol, raspando o travessão.

Segundo tempo

12 – João Gabriel abre espaço na defesa do Andraus pela esquerda do ataque e chuta cruzado. Carlão faz a defesa em dois tempos.

25 – João Gabriel tenta avançar da esquerda do ataque para o meio, invade a área e cai pedindo pênalti após um marcador se aproximar por trás. Árbitro, mais uma vez, diz que não foi nada.

26 – Cruzamento na área do Andraus. A zaga afasta e a sobra fica com Radeche dentro da área, que chuta forte, para fora.

33 – Hiago corta da direita do ataque para o meio e chuta forte. Felipe espalma.

39 – Após cobrança de falta, a bola sobrou para Liliu, que chutou por cima do gol.

53 – Marcão deixa a perna e comete falta em cima de Foquinha. O árbitro mostra o segundo cartão amarelo para o zagueiro, que é expulso.