Paraná é o 1º estado do Brasil a sediar competição da Associação Mundial de Boxe

O Paraná será o primeiro estado do Brasil a receber o Future of Brazilian Boxing, evento oficial de boxe da WBA

Silvio Rauth Filho
Rosilete e Macaris no Centro de Excelência de Boxe

Rosilete e Macaris no Centro de Excelência de Boxe (Crédito: Divulgação/Raphael Adib e Regina Fávaro)

O Paraná será o primeiro estado do Brasil a receber o Future of Brazilian Boxing, evento oficial de boxe da WBA, a World Boxing Association (Associação Mundial de Boxe), que é a primeira e mais antiga entidade de boxe no Mundo.

O evento será em 23 de agosto, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, cidade onde moram os boxeadores Macaris do Livramento e Rosilete dos Santos, primeira mulher nascida no Brasil a conquistar um título mundial de boxe.

Para se ter uma ideia, a WBA já teve como campeões Mike Tyson, Éder Jofre, Muhammad Ali, Acelino ‘Popó’ Freitas, Evander Holyfield, Rocky Marciano, Joe Frazier e George Foreman.

Future of Boxing no Paraná (Crédito: Divulgação/WBA)

Reconhecimento

Macaris do Livramento, 64 anos, organizador do evento, comemorou a decisão da WBA. “Estou no boxe há 40 anos e esse é um grande reconhecimento da gigante WBA pelo nosso trabalho”, disse o ex-boxeador e atual presidente da Federação Paranaense de Boxe. “É como se São José dos Pinhais virasse a capital brasileira do boxe”, destacou ele, contando que a competição vai receber atletas de vários estados do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, entre outros.

O brasileiro Acelino ‘Popó’ Freitas, campeão mundial de boxe, foi convidado por Macaris e Rosilete para estar no evento em 23 de agosto.

Conselho Nacional

“O evento aconteceu pelo empenho do Conselho Nacional de Boxe, que no evento vai estar presente com a presidente Geysa Caryny e o diretor Mikei Miranda JR”, contou Macaris.

WBA

“O projeto WBA Future Champions continua a ganhar força, expandindo seu alcance globalmente. Em seu desenvolvimento mais recente, a iniciativa está programada para estrear no Chile e no Brasil, dois países que sediarão eventos Future dessa magnitude pela primeira vez”, explicou o site da WBA. “Ambos os países estão programados para realizar seus respectivos eventos em 23 de agosto, ocorrendo simultaneamente e apresentando os principais talentos locais ansiosos para se testar em lutas competitivas enquanto sobem no ranking do esporte”, completou o texto da entidade.

“O programa WBA Future evoluiu ao longo do tempo, tornando-se uma plataforma multifacetada para o desenvolvimento de talentos do boxe. Eventos regulares agora são realizados na Colômbia, Venezuela, Panamá e Argentina, com edições anteriores também ocorrendo em Andorra, Espanha, Costa Rica e México. A adição do Chile e do Brasil representa mais um marco na missão da WBA de explorar talentos emergentes em todo o mundo. A Associação Mundial de Boxe expressou entusiasmo com a iniciativa, destacando a rica oferta de talentos em ambos os países e a importância de oferecer a eles uma plataforma nesse nível. A organização continua comprometida em expandir este projeto, com o objetivo de desenvolver lutadores tanto no nível amador quanto profissional , e ajudá-los a alcançar os níveis mais altos do esporte’, explica a WBA.

Macaris do Livramento

Nascido em Lauro Muller (SC), Macaris do Livramento se mudou com a família para Lages (SC) em 1966 e, em 1971, para Curitiba. Em 1995, virou o primeiro boxeador paranaense a disputar o título brasileiro. Em 1996, Macaris conquistou o título de Campeão das Américas. Em 1997, foi Campeão Mundial da WPC.

Clique aqui para saber mais sobre o boxeador.

Rosilete do Santos, 50 anos, é outra paranaense que mudou a história do boxe no país. Em 2011, Rosilete finalmente conquistou o Título Mundial da WIBA em luta histórica contra Maria José Nunes.

Clique aqui para saber mais sobre a carreira da lutadora.