O pentatlo moderno está em plena movimentação. Além da nova configuração de modalidades prevista para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, com a substituição do hipismo por uma prova de obstáculos, a comunidade esportiva se prepara para o Campeonato Mundial de 2025, marcado para acontecer de 26 a 30 de agosto em Kaunas, na Lituânia.
No Brasil, o pentatlo ainda é uma modalidade pouco difundida, mas Curitiba se destaca como um polo nacional ao abrigar dois dos raros centros de treinamento do país: o Clube Curitibano e o Colégio Militar do Paraná. Este último integra a rede de colégios militares com núcleos da modalidade também em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Santa Maria. Já cidades como Santos, Recife e Rio de Janeiro contam com unidades do projeto Penta Jovem, que trabalha na base do esporte.
Pentatlo volta a ganhar destaque
O esporte olímpico, praticado por homens e mulheres, individualmente ou em equipes, volta a ganhar destaque em 2028. De acordo com a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), a competição está prevista para ocorrer nos primeiros dias do programa olímpico, entre 15 e 18 de julho de 2028.
As competições são tradicionalmente divididas em duas etapas. A primeira reúne esgrima, natação e hipismo — que será substituído pela corrida de obstáculos a partir de 2028. A segunda, chamada laser-run, combina corrida e tiro com pistola a laser. Os atletas largam em posições escalonadas conforme a pontuação obtida nas etapas anteriores, e quem cruzar a linha de chegada primeiro vence.
Inspirado no pentatlo da Grécia Antiga, o esporte moderno foi idealizado por Pierre de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos modernos, e estreou no programa olímpico em 1912, em Estocolmo.
Destaque em Curitiba
É na estrutura do Clube Curitibano, na capital paranaense, que treina Isabela Abreu, única representante brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O espaço oferece infraestrutura completa para as provas, com piscina, pista, e espaços para tiro a laser e preparação física, com acompanhamento técnico especializado.
Em breve, o Clube iniciará a implantação de uma piscina semiolímpica em seu parque aquático da Sede Barão do Serro Azul, no bairro Água Verde. Com 25 metros de comprimento, 23 de largura e 2,2 metros de profundidade, o equipamento seguirá padrões internacionais para atender atletas de alto rendimento, como Isabela.
A nova piscina segue as especificações mais rigorosas da World Aquatics (antiga FINA, federação internacional que regulamenta os esportes aquáticos no mundo todo e é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional). A estrutura em aço inox vai favorecer treinamentos de alto rendimento, competições oficiais e atividades de formação de novos talentos. O prédio ainda contará com um mezanino panorâmico, pensado para treinadores, visitantes e futuras áreas de apoio técnico e convivência.
Isabela é bicampeã do Campeonato Brasileiro Absoluto de Pentatlo Moderno (2021 e 2022) e conquistou a medalha de bronze no revezamento feminino nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. Em 2023, foi a melhor sul-americana nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, e em 2024 recebeu o Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta brasileira da modalidade.
Sobre o Clube Curitibano
O Clube Curitibano tem 143 anos de história e é comandado pelo presidente Paulo Roberto Oliveira.
“Comprometido com a antecipação às demandas contemporâneas, o Clube Curitibano se posiciona como um farol de referência, oferecendo não apenas atividades esportivas, mas também um ambiente onde cada membro se sente integralmente conectado e parte ativa de uma comunidade vibrante e inclusiva”, afirma texto de divulgação do Clube.