Esportes Automobilismo

Piloto paranaense estreia com vitórias na Fórmula Vee Júnior em Interlagos

Augusto Aguila, de Umuarama, vence as duas provas na categoria para jovens pilotos e já está na vice-liderança

Redação Bem Paraná, com assessoria de imprensa
O paranaense Augusto Aguila

O paranaense Augusto Aguila na FVee Júnior (Crédito: Fernando Santos/Divulgação FVee)

Uma estreia para jamais esquecer. Foi assim a primeira participação do garoto Augusto Aguila, de Umuarama, na Fórmula Vee. Ele venceu as duas provas da Júnior e chegou à vice-liderança na classificação geral do Campeonato Paulista, em Interlagos.

Há pouco mais de uma semana, o jovem piloto paranaense de 20 anos nunca havia pilotado um FVe. Ele fez um teste no último dia 17 e logo em seguida já estava na pista para brilhar na primeira das oito etapas da competição.

Aguila ficou com a vitória nas duas provas pela FVee Júnior, que reúne jovens de 14 a 21 anos. Na classificação geral, ele somou um terceiro e um quarto lugares.

“Foram resultados maravilhosos. Eu me apaixonei pelo carro desde a primeira vez que treinei e me senti muito bem nesta estreia, ainda mais em Interlagos. Parecia um sonho, e sair ainda com duas vitórias e a vice-liderança no geral foi o máximo”, disse o garoto de Umuarama.

Os resultados colocaram Augusto Aguila em segundo lugar da classificação geral. Ele soma 30 pontos, ao lado do atual campeão paulista, Levi Simões. A liderança é de outro novato, Edmar Silva, com 34.

Homenagem a Wilson Fittipaldi Júnior

A etapa deste fim de semana foi marcada também pela despedida a Wilson Fittipaldi Júnior, que morreu na última sexta-feira, em São Paulo. Em momento de emoção, três carros da Fórmula Vee escoltaram no sábado o corpo de Wilsinho, levado em caminhão dos Bombeiros, que fez a sua última volta na pista de Interlagos.

Wilson Fittipaldi Júnior foi um dos pioneiros na criação da FVee no Brasil, nos anos 1960. Seu irmão, Emerson, foi o primeiro campeão, em 1967, com o famoso Fitti-Vê, o carro mais vitorioso na primeira fase da categoria no país. Wilsinho voltou à Fórmula Vee em 2016 e trabalhou durante cinco anos como consultor técnico no desenvolvimento de melhorias nos carros e como instrutor de jovens pilotos.

Além de Wilsinho e Emerson, outros grandes nomes do automobilismo iniciaram a carreira na Fórmula Vee. É o caso de Nelson Piquet, que correu na Super V (uma evolução da FVee) nos anos 1970. O austríaco Niki Lauda e o finlandês Keke Rosberg, outros campeões mundiais de Fórmula 1, também começaram a competir na categoria.

A Fórmula Vee foi criada nos EUA no início dos anos 1960 e se popularizou na Europa até chegar ao Brasil. Atualmente, os carros ainda mantêm a sua principal característica de baixo custo e uso de peças originais. Por ser uma categoria barata, é a mais popular em todo o mundo, disputada em cerca de 20 países. No Brasil, o modelo atual utiliza motor VW 1.6 a álcool, câmbio de cinco marchas, pneus radiais de rua e suspensão traseira independente. Em Interlagos, chega a atingir 208 km/h.

A próxima etapa do Campeonato Paulista será nos dias 12 a 14 de abril. Este ano, todas as oito etapas serão disputadas em Interlagos. Para saber como competir na Fórmula Vee, acesse www.fvee.com.br ou pelo email contato@formulavee.com.br

Siga também a FVee no Instagram, Facebook e TikTok em @formulaveebrasil.

Resultado da 1ª prova pela 1ª etapa do Campeonato Paulista de FVee, sábado (24/2), em Interlagos:

Resultado da 2ª prova pela 1ª etapa do Campeonato Paulista de FVee, domingo (25/2), em Interlagos:

Classificação geral após a 1ª de 8 etapas:

Classificação FVee Júnior (14 a 21 anos):