Romário será chamado pela polícia para prestar depoimento sobre sua suposta participação numa pirâmide financeira, que teria resultado na morte de Glauber de Jesus Matos do Nascimento, de 37 anos, em janeiro. O delegado titular da 24ª Delegacia de Polícia do Rio, Sérgio Lomba, disse nesta segunda-feira que pretende convocar o ex-jogador como testemunha
“Ele não tem participação nenhuma no crime, mas pode nos ajudar na investigação do assassinato de Glauber (no crime ocorrido no dia 10 de janeiro, na Abolição, bairro da zona norte do Rio, a vítima levou dez tiros de fuzil)”, disse o delegado, ao falar sobre o testemunho de Romário.
A polícia quer saber, entre outras coisas, se Romário deu um de seus carros (no caso, um Hummer H2, avaliado em R$ 400 mil) a Glauber para quitar dívida do esquema da pirâmide financeira, no qual o ex-jogador teria se dado mal ao servir de chamariz para supostos investidores.
O delegado já consultou o Detran para saber se houve transferência de propriedade do veículo. A resposta é “que o Hummer está no nome da atual mulher do Romário (Isabella Bittencourt), mas o último licenciamento feito foi em 2007”. “Ou seja, pode ter havido alguma transferência (de proprietário) de lá para cá sem a legalização dos documentos”, disse Sérgio Lomba
“Se comprovar que o jipe que pertenceu a Romário foi dado ou vendido a Glauber (para quitar a dívida da pirâmide financeira), o jogador poderá ser indiciado por falso testemunho”, explicou o delegado.
Isso porque, Romário negou no dia 20 de maio, na 24ª DP, qualquer participação nessa pirâmide financeira. Na época, o ex-jogador foi chamado a depor porque a polícia recebeu a informação, por meio de uma ligação do Disque-Denúncia, de que ele teria presenciado uma briga entre Glauber e Jorge Alexandre Tavares Domingues, supostamente o chefe do esquema.
Em depoimento na 24ª DP, Romário alegou que conheceu Glauber e Jorge Domingues “superficialmente” num posto de gasolina na Barra da Tijuca, também no Rio, e negou que tenha visto qualquer rixa entre eles. A polícia ainda não conseguiu localizar Jorge Domingues e investiga também se Glauber morreu por causa de um suposto envolvimento com máquinas caça-níqueis.
Jorge Domingues e Glauber têm passagens pela polícia. O primeiro responde a duas acusações de apropriação indébita de dois carros: um Siena e um Citröen. Já o segundo foi condenado a dois anos de prisão por porte ilegal de arma de fogo e possui outra condenação de três anos e 9 meses, em regime semiaberto, por atropelamento com morte.
O QUE É? – A pirâmide financeira é um esquema onde os participantes só ganham dinheiro caso recrutem novos membros. Para entrar, o investidor precisa pagar uma quantia, que é “doada” à pessoa que o recrutou. Cada novo integrante tem como objetivo encontrar novos membros e, com isso, subir degraus na pirâmide e ter uma base maior de ganhos.
O principal problema da pirâmide é que, no caso do número de clientes do esquema se estabilizar ou recuar, ela entra em colapso, porque há mais saques do que depósitos. Neste caso, quem participa dela acaba ficando sem os recursos.