Primeiros do Brasil a disputar Olimpíada no badminton saíram de favelas do Rio

Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Brasil definiu nesta quinta-feira (28) os dois atletas que irão representar o país nos Jogos Olímpicos pela primeira vez no badminton. E ambos saíram de um mesmo projeto social na favela da Chacrinha, zona oeste do Rio.
Ygor Coelho, na chave simples masculina, e Lohaynny Vicente, na simples feminina, ambos de 19 anos, serão os primeiros atletas do badminton do Brasil a disputarem o megaevento esportivo. Os dois foram confirmados nesta quinta pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), em entrevista em Campinas (SP).
Ygor é filho de Sebastião Dias de Oliveira, 50, que em 1998 fundou o projeto social que revelou os dois atletas olímpicos do Brasil. Lohaynny morava na favela do Chapadão –de onde saiu após o pai ter sido assassinado– antes de ir ao encontro de outra comunidade no Rio.
Atualmente, a Associação Miratus de Badminton tem atletas no topo de quase todos os rankings nacionais e já conquistou mais de 60 medalhas internacionais. O projeto tem 16 atletas beneficiados pela bolsa-atleta federal.
“Ser o primeiro brasileiro a disputar os Jogos Olímpicos no badminton é fantástico. Tudo o que eu abri mão durante quatro anos valeu a pena. Morei sozinho, deixei minha família, amigos em busca de um sonho. Estou orgulhoso e mais ainda por ter conseguido a vaga pelo ranking, sem precisar do convite pelo fato de o Brasil ser o país sede. Devo muito ao meu pai, que sempre me apoiou, e ao técnico Marco Vasconcelos, que me treinou e com ele tive grandes resultados”, afirmou Ygor nesta quinta.
“Eu não esperava me classificar. A confirmação da vaga veio no último minuto. Ser a primeira atleta do Brasil a participar dos Jogos Olímpicos no badminton é uma emoção muito grande. Agora vem a expectativa do começo dos Jogos Olímpicos e a realização do sonho de todo atleta”, disse Lohaynny, que disputou a vaga olímpica com Fabiana Silva.
Por ser o país sede dos Jogos, o Brasil ganhou o direito de ter um representante na simples masculina e outro na simples feminina. Mas, hoje, Ygor é o 62º no ranking mundial e 29º no ranking olímpico. Lohaynny é a 67ª no ranking mundial e a 35ª no ranking olímpico. Ao todo, 76 atletas vão disputar as chaves de simples nos Jogos do Rio, sendo 38 no masculino e 38 no feminino.
“É uma satisfação muito grande participarmos pela primeira vez dos Jogos Olímpicos classificados pelo ranking, sem precisar do convite. O Brasil vai jogar a competição não porque é sede, mas porque tem competência e foi melhor do que outros. Jogaríamos os Jogos Olímpicos mesmo que fosse em outro país. É uma meta que tínhamos e cumprimos”, declarou o superintendente de gestão esportiva da CBBd, José Roberto Santini Campos.
O período de classificação olímpica se encerra neste domingo (1). No dia 5 de maio, a Federação Mundial de Badminton (BWF) divulga o ranking final dos atletas classificados para os Jogos Olímpicos.
Ygor e Lohaynny terão alguns dias de férias e se representam em 16 de maio. A preparação terá início no município paulista de Campinas. No fim de maio, Ygor vai para a Dinamarca, e Lohaynny e o técnico Marco Vasconcelos vão para a Ilha da Madeira, em Portugal. No dia 5 de junho, Ygor se junta aos dois em Portugal até o dia 23 de junho. De lá, os três partem para os Estados Unidos e Canadá para a disputa de duas competições. Logo depois, voltam para a fase final de treinamentos em Campinas até a entrada na Vila Olímpica, em 4 de agosto.