WhatsApp Image 2024-05-10 at 11.59.46
Foto: Freepik

Considerado o torneio continental de seleções mais forte do planeta, a Eurocopa conta com várias equipes de ponta que podem ser cotadas ao título. Diferentemente de outras regiões do planeta, muitas vezes é difícil contar apenas com os dedos das mãos os times que disputam diretamente o troféu mais cobiçado do Velho Mundo.

Além das cinco principais candidatas naturais a esse posto, casos de Inglaterra, França, Alemanha, Portugal e Espanha, que lideram as cotações em sites de apostas para a Euro como a Betano, há pelo menos outras cinco nações que surgem como uma ameaça real e podem brigar de igual para igual. Dentre elas, há times que já foram campeões, finalistas e outros que nunca chegaram à semi.

Itália

Atual campeã europeia, a Itália curiosamente não vive o seu melhor momento. Apesar do título um tanto quanto surpreendente em 2021, a Azzurra ficou fora dos dois últimos Mundiais e sofreu para se classificar à Euro, garantindo vaga apenas na última rodada pelo saldo de gols. Até por isso, é “apenas” a sexta principal candidata na competição, com odds a 15,00.

O time titular dos italianos mudou bastante em relação àquele que levantou o troféu em Wembley há três anos, contando com menos da metade dos jogadores que foram a campo naquela decisão. São eles: o goleiro Donnarumma, o lateral-direito Di Lorenzo, os meio-campistas Barella e Jorginho, e o atacante Chiesa.

Quais são as cinco seleções que correm por fora na Euro?
Foto: Freepik

PHOTO

Bélgica

A eterna “grande geração belga” vem mais uma vez cotada a surpreender numa grande competição. Finalista em 1980, quando perdeu o título para a Alemanha Ocidental por 2 a 1, a Bélgica, que ocupa atualmente o terceiro lugar no ranking da Fifa, tenta conquistar o seu primeiro título de peso, e para isso contará com o talento de jogadores bem experientes.

Após a aposentadoria de Eden Hazard, a faixa de capitão do time ficou para Kevin de Bruyne, que deve ser o maestro da equipe, embora suas condições físicas sejam uma incógnita. No gol, Thibaut Courtois é desfalque certo, enquanto Romelu Lukaku segue como principal esperança de gols de um time cotado a 18,00.

Holanda

Outra seleção que é sempre favorita, mas quase nunca vence, é a Holanda, que tem como único título importante no currículo a Euro de 1988, sob a liderança de Marco van Basten, Frank Rijkaard e companhia. Para 2024, a cotação da Laranja Mecânica é de 20,00, impulsionada principalmente pela campanha até a semi na Liga das Nações da UEFA no ano passado, já que parou nas quartas da última Copa do Mundo e nas oitavas da Euro em 2021.

Também renovado, o time holandês tem como principal jogador um zagueiro, Virgil van Dijk, destaque do Liverpool nos últimos anos. Na frente, a referência é o camisa 10 Memphis Depay, um dos principais artilheiros do Atlético de Madrid. Nas Eliminatórias para a Euro, a classificação foi tranquila, com seis vitórias e duas derrotas em oito jogos.

Dinamarca

Bem mais atrás, vem a seleção campeã de 1992. De volta ao cenário mundial com certo brilho, a Dinamarca foi semifinalista da última Euro, caindo para Inglaterra somente na prorrogação, depois de golear o País de Gales e bater a República Tcheca. No Mundial do Qatar, ficou pela fase de grupos com um empate e duas derrotas, e essa imagem ruim dá uma cotação de 35,00 para a disputa na Alemanha.

Seu grande nome continua sendo Christian Eriksen, aquele mesmo que sofreu uma parada cardíaca dentro de campo na Eurocopa de 2021. Totalmente recuperado, ele é o camisa 10 e maestro do meio de campo dinamarquês. Na frente, o jovem Rasmus Hojlund, atacante de 21 anos que joga pelo Manchester United, é a referência de gols.

Croácia

Algoz do Brasil na última Copa do Mundo, a Croácia vem de uma sequência excelente nas competições que disputou. Vice-campeã mundial na Rússia em 2018 e terceira colocada no Qatar em 2022, a seleção croata é outra equipe que pode surpreender na Eurocopa da Alemanha, com odds a 40,00.

O principal trunfo do elenco é a mescla entre jogadores jovens e experientes. Enquanto a média de idade da defesa é de apenas 23,5 anos, o principal jogador do time é o meia Luka Modric, que tem 38 anos. Homem-gol do grupo, Andrej Kramaric tem 32 anos.