
Athletico e Coritiba tiveram uma rodada para esquecer neste final de semana. Enquanto o Furacão tomou uma virada fora de casa do então lanterna Volta Redonda, o Coxa acabou goleado em pleno Couto Pereira pelo Paysandu, que também estava na zona de rebaixamento.
E depois das decepções, como ficaram as chances da dupla Atletiba na Série B do Campeonato Brasileiro?
Coritiba
A situação do Verdão segue melhor do que a de seu rival. Com 33 pontos conquistados em 17 rodadas, a equipe do Alto da Glória caiu para a vice-liderança da competição, mas já está garantida entre os quatro primeiros da Segundona até o final do turno, pelo menos. E segundo o site Probabilidades no Futebol, mantido por um grupo do Departamento de Matemática da UFMG, o Coxa ainda tem 77,8% de probabilidade de classificação para a Primeira Divisão. A chance de título, por outro lado, é de 25,8%.
Apenas o Goiás, líder da Série B com 36 pontos, tem uma situação melhor: é 89,9% de probabilidade de acesso e 48,5% para levantar a taça ao final do campeonato.
Na próxima terça-feira (22), o Coritiba volta a campo para encarar o Athletic, 13º colocado, na Arena Sicredi. Depois, no domingo (27), enfrenta o Amazonas no Couto Pereira.
Athletico
O Furacão, por outro lado, está em situação mais delicado. São só 23 pontos em 17 rodadas na Série B, o que deixa a equipe apenas na 9ª colocação. A distância para o G4, no entanto, não é grande: o time está só três pontos atrás do Remo, quarto colocado.
Segundo o Probabilidades no Futebol, o Athletico é hoje o oitavo time com maior probabilidade de garantir o acesso ao final do campeonato. São 15,4% de chance, porcentual menor que os apontados para Avaí (15,7%), Remo (19,1%), Chapecoense (21,1%), Cuiabá (21,5%) e Novorizontino (60,4%), além de Coritiba e Goiás.
A chance de título para a equipe rubro-negra, no entanto, é ínfima: 1,3%. Além disso, a ameaça de rebaixamento, embora remota, ainda existe: a probabilidade de queda é de 11,8%.
A próxima partida do Furacão é na terça-feira (22), na Arena da Baixada, contra o Ferroviário (SP). Depois, no domingo (27), o desafio será contra o América-MG, no Independência.
Pontuações necessárias
Para conseguir o acesso à elite do futebol brasileiro em 2026, as equipes que disputam a Série B precisam conquistar 69 pontos. Se somarem entre 68 e 61 pontos, a probabilidade de acesso já varia entre 99,999% e 95,659%.
Para garantir a taça, por outro lado, é necessário somar 84 pontos. No entanto, quem somar entre 83 e 72 pontos ainda vai ter uma probabilidade entre 99,999% e 96,909% de levar o caneco ao fim da competição.