Esportes

Rápidas da Copa

Bem Paraná

Bicho
O título mundial renderá 600 mil euros a cada jogador da Espanha — nesta Copa, apenas os EUA ofereciam um prêmio maior. Mas todo esse dinheiro não ficará com os jogadores. Eles vão ajudar instituições, inclusive na África. Essa é uma forma de amainar críticas feitas na Espanha aos altos valores que os jogadores recebem. Pelo título da Eurocopa em 2008, jogador receberia 240 mil euros, mas o prêmio foi 500 mil euros.

Nigéria
O governo da Nigéria sucumbiu à pressão da Fifa e desistiu de afastar as seleções do país de todas as competições internacionais por dois anos após a eliminação na primeira fase da Copa do Mundo. A entidade que controla o futebol mundial havia ameaçado suspender a federação nigeriana por tempo indeterminado, já que seu estatuto prevê sanções em caso de interferência política no esporte. Uma hora antes do fim do prazo dado pela Fifa para a queda da medida, uma fonte citada por agências internacionais de notícias declarou que o presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, voltou atrás e irá manter suas seleções jogando normalmente.

África do Sul
Se dentro de campo a Copa do Mundo teve poucas partidas empolgantes, fora dele a competição é um sucesso. Segundo números oficiais do governo sul-africano, mais de 1 milhão de visitantes (1.020.321) entraram no país entre os dias 1º de junho e 1º de julho, número 25% superior ao mesmo mesmo período em 2009 (819.495).

Paraguai
Milhares de paraguaios lotaram o principal aeroporto do país na madrugada de ontem para receber como heróis os jogadores da seleção que disputaram a Copa do Mundo da África do Sul. O terminal aéreo ficou repleto de simpatizantes vestidos com roupas azuis e vermelhas e agitando bandeiras do país, fotografias de seus ídolos e cartazes com frases de agradecimento, em enorme festa popular no Paraguai. O mais aplaudido foi o atacante Oscar Cardozo, que se repreendeu por não ter convertido um pênalti no confronto com os espanhóis.

Fidel
O líder cubano Fidel Castro declarou que uma final entre equipes europeias no Mundial da África do Sul seria ‘descolorida e anti-histórica’ e questionou decisões do árbitro que influenciaram na eliminação do Brasil, sugerindo que a seleção de Dunga foi roubada. Castro lamentou que Brasil e Argentina estejam foram do Mundial, e que na América Latina somente o Uruguai tenha sobrevivido (pela primeira vez nas semifinais desde 1970) com os favoritos Espanha, Holanda e Alemanha.

Japão
O nipo-brasileiro Marcus Túlio Tanaka sempre sonhou em proporcionar alegria e emoção à família, mas não esperava exagerar na dose. O bom desempenho do zagueiro e da seleção japonesa na Copa do Mundo causou foi susto aos Tanaka de Palmeira D’Oeste (SP). O pai, Paulo, sofreu um mal súbito e chegou a ficar internado por cinco dias por causa do stress e do envolvimento com o Mundial. O incidente obrigou Marcus Túlio a mudar sua programação e ir para a pequena cidade, a 600km de São Paulo.