Depois de mais de uma década trabalhando com sucesso no Norte e Nordeste do país, o técnico Fernando Tonet finalmente realiza um desejo antigo: comandar uma equipe profissional no futebol paranaense.
Natural de Caxias do Sul (RS) e radicado em Curitiba, ele foi anunciado como novo treinador do Rio Branco, o tradicional Leão da Estradinha, de Paranaguá, para a disputa da Taça FPF 2025, competição que vale vaga na Copa do Brasil de 2026.
“É a minha primeira oportunidade como treinador de um clube do Paraná. Esperei muito por isso, sempre tive essa expectativa de um dia poder mostrar meu trabalho aqui no estado onde moro e que me formou como profissional”, afirmou Tonet, em declaração publicada nas redes do clube.
- Athletico, Coritiba e mais 9 confirmam participação na Taça FPF
- Coritiba vai jogar a Taça FPF com sub-20 e reservas do time principal
Carreira
Com uma trajetória marcada por resultados expressivos em equipes do Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Santa Catarina, Fernando Tonet é conhecido pela organização tática de suas equipes, especialmente a solidez defensiva e as transições rápidas. Seu nome ganhou projeção nacional quando comandou o Altos‑PI ao acesso à Série C do Brasileirão,em 2021, com uma goleada histórica por 5 a 1 sobre o Marcílio Dias. Pela campanha, foi eleito o melhor treinador do ano no Piauí e ainda recebeu o prêmio de Técnico do Mês da Copa do Nordeste.
Além do Altos, Tonet dirigiu clubes como Potiguar de Mossoró-RN, Globo-RN, Decisão-PE e Marcílio Dias-SC, sempre mantendo padrão competitivo e reconhecimento por seu trabalho. Em 2024, concluiu a Licença Pro da CBF Academy, certificação de elite da Confederação Brasileira de Futebol, que o credencia a atuar no futebol de alto rendimento no Brasil e no exterior.
“A Licença Pro é uma conquista importante, que me atualiza e abre novas portas. Com ela, me sinto ainda mais preparado para desafios como esse com o Rio Branco, afirmou o treinador.
Rio Branco
O comando do Leão da Estradinha marca o início de um novo capítulo na carreira de Tonet, agora em seu próprio estado. A estreia no futebol paranaense ocorre em um momento estratégico: o Rio Branco aposta em uma campanha sólida na Taça FPF para garantir seu retorno à Copa do Brasil.
“É um projeto que me motiva. Vamos montar uma equipe competitiva e com identidade. Chego com muito respeito à história do clube e com a ambição de escrever uma nova página ao lado da torcida de Paranaguá”, declarou.