O Rio de Janeiro está pronto para mostrar todo o seu potencial olímpico na maior competição esportiva militar da América Latina, os 5° Jogos Mundiais Militares. Neste sábado (16), a partir das 14 horas, o Engenhão será palco para a abertura oficial do evento, que contará com a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, do governador Sérgio Cabral e de parte dos mais de cinco mil atletas da competição, vindos de 111 países. A Cidade Maravilhosa servirá de cenário para a maior competição esportiva militar até o próximo dia 24.

Durante a cerimônia, o rei do futebol, Pelé, vai subir ao palco para acender a pira da quinta edição da competição, diante de cerca de 30 mil espectadores. As belezas naturais do Brasil e sua fauna também serão destaques no evento, em uma atração especial. O tenente Ribamar Bandeira, tetracampeão mundial de pentatlo militar, conduzirá a bandeira nacional e a iatista Isabel Swan, medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de 2008, fará o juramento dos jogos. Mais de 2.300 pessoas serão atrações na abertura.

Antes da entrada das delegações, haverá ainda uma roda de samba com Jorge Aragão, Dudu Nobre, Alcione e Diogo Nogueira. Arion, mascote dos Jogos, também terá uma entrada especial. Ele surgirá, sob efeitos especiais, ao lado de outros personagens que representam as Forças Armadas, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. O grupo Paralamas do Sucesso e os cantores Toquinho e Zizi Possi completarão a noite de festa.

Os atletas disputarão provas no Engenhão, local que recebe também o encerramento do evento, no Parque Aquático Maria Lenk e no Maracanãzinho. Outros equipamentos esportivos foram construídos e servirão para a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, como uma das três vilas erguidas para os atletas militares, em Deodoro, na Zona Norte.