Skate: público lota arquibancadas em segundo dia do STU Nacional em Curitiba

Editado por Josianne
00506512

Campeonato de Skate STU National 2025, no Complexo Esportivo do Tarumã. Curitiba, 26/07/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

O público lotou as arquibancadas e todo o espaço em volta das pistas de street e park no Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding, no Complexo Esportivo Tarumã, neste sábado (26), segundo dia da terceira etapa do STU National 2025, o principal circuito de skate do Brasil. Até domingo (27), Curitiba é o centro das atenções dos fãs do esporte. O evento trouxe à capital paranaense os principais nomes do skate nacional, nas categorias masculina e feminina, tanto nas modalidades park quanto street. O prefeito Eduardo Pimentel prestigiou o evento ao lado dos filhos Luca e Leonardo.

Leia mais

“Fico feliz de poder trazer para a cidade o maior campeonato nacional de skate, televisionado pela imprensa nacional. Curitiba é a capital do skate. É uma alegria ver essa organização e também a parceria com o Estado, fazendo aqui no Tarumã uma pista completa, elogiada por todos os atletas. Isso traz reconhecimento à cidade, traz lazer às famílias curitibanas e a quem gosta desse esporte olímpico, que é o skate, e traz turistas para nossa cidade. Então é recurso na veia da cidade de Curitiba”, declarou Eduardo Pimentel.

Assim como no primeiro dia do circuito, na sexta-feira (25/7), pessoas de todas as idades e muitas famílias assistiram ao vivo e pelos telões às manobras radicais dos melhores skatistas do país, dentre eles, os curitibanos Augusto Akio (Japinha), medalhista olímpico, e Gui Khury, campeão mundial de skate vertical.

Durante as competições, o apresentador destacou, na plateia, a presença do também curitibano Carlos de Andrade “Piolho”, como é conhecido, um dos grandes nomes do skate brasileiro.

STU Nacional: Skate é família

A jovem skatista Melissa Salustiano, de 12 anos, aprovou a realização do evento em Curitiba. Moradora do Boqueirão, ela foi ao evento para ver os ídolos e para tentar conseguir autógrafos. Melissa pratica o skate há dois anos, incentivada pela irmã, e já participou de competições, a mais recente em Paranaguá.

“É a primeira vez que eu venho no Tarumã e numa competição do STU. Conheço algumas pistas de skate de Curitiba e costumo ir na do Menonitas. É importante ter muitas pistas na cidade e incentivar o esporte não apenas pelas competições. As pessoas precisam conhecer a cultura do skate, nós somos uma família”, defendeu.

Antes de assistir de perto as manobras surpreendentes dos participantes do STU National, o prefeito Eduardo Pimentel foi até o ginásio do Complexo Esportivo Tarumã para saudar o presidente da Federação de jiu-Jítsu do Paraná, mestre Evanri Gurgel, durante a 3ª etapa do Paranaense de Jiu-jítsu, com a participação de cerca de 1.500 atletas de todas as idades.

Ao mestre Gurgel, o prefeito contou que, quando adolescente, praticou o jiu-jítsu por três anos.

Presenças

Participaram do evento o secretário de Estado do Esporte, Helio Wirbiski, os secretários municipais do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler de Freitas Silva Junior, e do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, entre outras autoridades. Também estavam presentes o fundador do STU, Diogo Castelão, o presidente da Confederação Brasileira de Skateboarding, Eduardo Dias, e o coordenador do Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding, Fernando Johnson.