O sorteio da Copa do Mundo de 2026 será realizado em 5 de dezembro deste ano no Kennedy Center, em Washington (Estados Unidos). O presidente dos EUA, Donald Trump, fez o anúncio nesta sexta-feira (22), no Salão Oval da Casa Branca, com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino.
A decisão de fazer o sorteio no Kennedy Center é um gesto de Trump para prestigiar a capital americana, que não está entre as cidades-sede do campeonato.
A Copa do Mundo será sediada por Estados Unidos, Canadá e México no ano que vem. A edição de 2026 será a primeira com 48 seleções eram 32 até a edição do Qatar, em 2022.
Infantino levou a taça do mundial ao Salão Oval e a entregou para que Trump segurasse. O presidente americano brincou, perguntando se poderia ficar com o prêmio, mas Infantino disse que teria que entregá-lo ao próximo ganhador da copa.
O dirigente da Fifa também deu a Trump o primeiro ingresso da final do torneio do ano que vem. Infantino ressaltou que a expectativa é de receber em torno de 6,5 milhões de torcedores durante a competição. Na Copa de Clubes, foram 2,5 milhões. “Não é só um evento esportivo, mas social”, afirmou.
A Copa
Ao todo, haverá 104 partidas disputadas em 16 cidades nos três países-sede, com as equipes divididas em 12 grupos com quatro times cada um. Os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros avançam de fase, com as 32 seleções passando a se enfrentar em partidas de mata-mata.
“Devemos desenhar o Mundial do século 21. O futebol não se limita à Europa e à América Latina”, afirmou Infantino em 2017, quando a Fifa anunciou a expansão no número de seleções.
A Fifa (Federação Internacional de Futebol) anunciou que começa em setembro o período de inscrições para os torcedores interessados em participar dos sorteios dos ingressos para a Copa do Mundo em 2026. O primeiro dia para as inscrições no site da entidade será 10 de setembro, quando os torcedores poderão solicitar a chance de comprar ingressos.