Esportes Vaga na Copa do Brasil

Taça FPF começa neste fim de semana

De folga na primeira rodada, Athletico e Coritiba estão em grupos diferentes na primeira fase da competição, mas devem se enfrentar na fase final

João Pedro Ocanha, supervisionado por Silvio Rauth Filho
Jogo de futebol

Athletico, Coritiba e mais oito clubes em campo na Taça FPF (Crédito: Arquivo Bem Paraná)

De volta ao calendário da Federação Paranaense de Futebol depois de 6 temporadas, a Taça FPF 2025 começa neste final de semana com uma vaga para a Copa do Brasil 2026 em disputa.

Times e Formato

Ao todo serão 10 times participantes: Athletico, Azuriz, Batel, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Foz do Iguaçu, Nacional-PR, Patriotas e Rio Branco divididos em 2 grupos.

As equipes irão se enfrentar diretamente em cada grupo na primeira fase. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para o mata-mata.

A competição contará com quartas de final, semifinais e finais, totalizando 54 jogos em 11 datas, começando neste sábado (13/09) e com o jogo de volta da final marcado para o dia 06/12.

Copa do Brasil

Além do título de campeão da Taça FPF 2025, a equipe vencedora terá uma vaga garantida na Copa do Brasil 2026.

Entre as 10 equipes participantes, apenas o Athletico já tem vaga garantida na Copa do Brasil do ano que vem. 

Eliminado nas quartas de final do Campeonato Paranaense deste ano, o Coritiba não conseguiu sua classificação para a Copa do Brasil via estadual e terá a Taça FPF como outra oportunidade para buscar a sua vaga na competição, vencendo a Taça FPF ou vencendo a Série B do Brasileiro.

Se o clube campeão já tiver assegurado vaga na Copa do Brasil através do Campeonato Paranaense ou outra competição nacional, a vaga será preenchida pelo vice-campeão e assim, sucessivamente.

Outras Edições

A Taça FPF já teve 10 edições ao longo da história, mas com outros nomes: Copa Paraná, Copa Sesquicentenário e Taça FPF (nas edições mais recentes de 2015, 2016, 2017 e 2019).

Entre as equipes da capital, o Athletico foi campeão em duas ocasiões: na primeira edição da competição em 1998 (na época chamada de Copa Paraná) vencendo o Grêmio Maringá na decisão, e em 2003 vencendo o rival Coritiba na final e conquistando a Copa Sesquicentenário, nome da competição naquele ano em alusão aos 150 anos de emancipação política do estado do Paraná.

Nas edições em que participou, a melhor campanha do Coxa foi o vice-campeonato de 2003, quando perdeu a final para o Athletico por 2 a 1 em jogo único realizado no Pinheirão.

Trio de Ferro

Dos três clubes da capital, apenas Athletico e Coritiba irão disputar a competição, ambos utilizando as equipes Sub-20 – os elencos principais seguem apenas na disputa da Série B do Brasileirão.

O Paraná Clube, apesar da grande movimentação e euforia da torcida pela participação do tricolor, confirmou através de nota oficial que não irá disputar a competição, alegando “aspectos financeiros, estratégicos e estruturais”. 

Sendo assim o tricolor da Vila Capanema deve voltar à campo apenas em 2026 para a disputa da 2ª divisão do Campeonato Paranaense.

Tabela

A tabela da competição foi divulgada de forma oficial nos últimos dias, o Athletico faria sua estreia já neste sábado (13/09) na Arena da Baixada. Porém devido à realização do show da banda Green Day no dia 12/09 (sexta-feira) não seria possível realizar a partida no estádio do rubro-negro no dia seguinte. 

Com isso, o Athletico folga na 1ª rodada da competição e estreia contra o Batel de Guarapuava na Arena da Baixada apenas no dia 24/09 (quarta-feira).

O Coritiba também folga na rodada de abertura da competição e fará sua primeira partida no dia 20/09 (sábado) às 15h30 contra o Rio Branco, em Paranaguá.

Sem a presença da dupla Athletiba, confira os jogos da 1ª rodada da Taça FPF 2025:

Transmissão

Todos os jogos da Taça FPF serão transmitido ao vivo pela FPF TV no YouTube