Técnico campeão brasileiro pelo Athletico e ex-presidente da Fúria Independente serão homenageados em Curitiba

Geninho vai ganhar a Cidadania Honorário, enquanto Mauro Urbim receberá uma homenagem póstuma

Redação Bem Paraná com Câmara Municipal de Curitiba (CMC)
geninho

Geninho, técnico campeão pelo Athletico, em imagem mais recente, durante passagem pelo Avaí (Foto: Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak)

A Câmara de Vereadores de Curitiba confirmou, em segunda votação, duas homenagens a personalidades do meio esportivo de Curitiba. O técnico de futebol Geninho, campeão brasileiro pelo Athletico em 2001, receberá a Cidadania Honorária da Capital. Já o ex-presidente da Torcida Fúria Independente (TFI), principal organizada do Paraná Clube, ganhará uma homenagem póstuma do município.

Geninho

A homenagem ao ex-goleiro e técnico de futebol Eugênio Machado Souto foi aprovada nesta terça-feira (3) com 28 votos “sim”. Ele tem uma carreira dirigindo times de futebol com passagens vitoriosas pelo Paraná Clube e pelo Athletico Paranaense, com o qual foi campeão brasileiro em 2001. Natural de Ribeirão Preto (SP), ele tem 76 anos e é bacharel em Direito. Segundo João das 5 Irmãos (MDB) e Bruno Pessuti (Pode), o voleibol foi a primeira paixão de Geninho, que chegou a fazer parte da seleção da sua cidade natal.

Geninho foi técnico dos seguintes clubes: Novo Hamburgo, Francana, Botafogo (SP), Vitória de Guimarães, Guarani, Ponte Preta, Santos, Corinthians, Paraná Clube, Vasco da Gama, Al-Ahli, Goiás, Sport, Botafogo (RJ), Portuguesa, Ceará, Fortaleza, Bahia e Clube Athletico Paranaense. A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento da capital paranaense, nos termos da lei complementar 109/2018.

O título (115.00009.2024) foi proposto pelos vereadores João da 5 Irmãos e de Bruno Pessuti e agora será promulgado pelo presidente do Legislativo, Marcelo Fachinello (Pode).

Mauro Urbim

Mauro Urbim (Foto: Reprodução / Facebook Torcida Fúria Independente)

O plenário confirmou com 27 votos favoráveis a homenagem póstuma ao ex-presidente da Torcida Fúria Independente (TFI), do Paraná Clube, Mauro Machado Urbim (009.00013.2024), de autoria de Tico Kuzma (PSD).

Curitibano, era analista de e-commerce e estava à frente da torcida organizada desde janeiro de 2021. Em 2019, assumiu o cargo de 2º presidente da TFI e, em janeiro de 2021, presidente da organizada e integrante do Conselho Deliberativo do Paraná Clube. Também era conhecido pelo seu envolvimento em ações sociais, apoiando iniciativas como as ações de Páscoa e de Natal na praça Nicolas Cury e na comunidade Bom Menino no Campina do Siqueira. 

Ele faleceu aos 41 anos, em 2022. O episódio que o vitimou ocorreu durante uma partida entre Paraná Clube e FC Cascavel, na Vila Capanema. Segundo relatos, ele foi pisoteado por um cavalo da Polícia Militar.

“Disseram que teve uma notícia fake de que o pessoal da Império, que é aliada da torcida do FC Cascavel, queria roubar uma faixa. Eles [torcedores da Fúria Independente] vieram e a cavalaria interferiu. O presidente da Fúria estava na frente, com a mão levantada, e acabou batendo no meio fio, caiu e o cavalo pisou na cabeça dele”, relatou na época o delegado Luiz Carlos de Oliveira, da Demafe (Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos), que conduziu as investigações sobre o caso.