Reprodução / Twitter – Invasão no Old Trafford

Pouco antes de a bolar rolar para o clássico contra o Liverpool, um grupo grande de torcedores do Manchester United invadiu o Old Trafford para protestar neste domingo (2) contra os irmãos Glazer, donos do clube. Com a invasão, o jogo, que estava marcado para começar às 12h30, foi adiado.

O adiamento foi confirmado em nota da organização da Premier League, em conjunto com os dois clubes. A data da realização da partida ainda será confirmada. Pode ser que o jogo ocorra nesta segunda-feira (3), mas para isso a confirmação da data teria que ocorrer neste domingo.

O Manchester United ainda lamentou a manifestação feita em tempos de pandemia, nos quais aglomerações são fortemente desencorajadas como forma de conter a Covid-19.

Na invasão, centenas de torcedores se reuniram na porta do Old Trafford, depois conseguiram vencer a barreira policial e invadiram o gramado do estádio. Eles exibiram faixas e cartazes pedindo a saída da família Glazer do comando da equipe de Manchester. Os fãs chegaram até a subir nas traves e tiraram fotos no campo.

As manifestações contra Joel e Avram Glazer são antigas e ocorrem desde a década passada. Os torcedores reprovaram a maneira como a família vem administrando o clube inglês. Eles herdaram a propriedade do United de seu pai, Malcom, empresário norte-americano que comprou ações de outros empresários no começo do século.

Os irmãos adotaram medidas que irritaram a torcida, especialmente a abertura do capital do Manchester United na bolsa de Nova York. Dessa maneira, viraram rotina nas arquibancadas do Old Trafford protestos com faixas que pedem a saída dos Glazer do comando do clube.

As manifestações haviam esfriado com a eclosão da pandemia de covid-19 desde o início do ano passado. No entanto, o envolvimento do United no projeto fracassado da Superliga Europeia foi determinante para a torcida voltar a expressar seu descontentamento com a gestão atual do clube.

Neste domingo, o Manchester United receberia o Liverpool em duelo da 34ª rodada do Campeonato Inglês. Se o time do técnico Ole Gunnar Solskjaer não vencer a partida, o Manchester City vai comemorar o título antecipadamente.