
O primeiro evento oficial da WBA (World Boxing Association, a Associação Mundial de Boxe) no Brasil ocorreu no último sábado (dia 23), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O ginásio Parmera recebeu o Future of Brazilian Boxing, com grande público, que assistiu a lutas de boxeadores de todo o Paraná, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Santa Catarina.
“Foi um sucesso”, disse Macaris do Livramento, presidente da Federação Paranaense de Boxe, que organizou o evento. “O público viu o futuro do boxe brasileiro em ação”, afirmou. O evento teve a organização da FPF e a fiscalização do Conselho Nacional de Boxe, através da presidente Geyza Caryny e do representante da WBA no Brasil, Mike Miranda.
- Clique aqui para assistir a vídeo do evento.
- Clique aqui para ver os resultados das lutas do Future of Brazilian Boxing no Brasil
“A WBA gostou muito do evento realizado no Brasil e aguarda uma nova edição”, destacou Macaris.

Autoridades
Estiveram presentes no evento Jasson Goulart (vereador de Curitiba), Marcos Marcondes (prefeito de Fazenda Rio Grande), Hélio Wirbisk (Secretário de Esportes do Paraná), Guto Silva (Secretário das Cidades do Governo do Estado), Marcio Wosniaki (ex -refeito da Fazenda Rio Grande) e Thiago Buhrer (deputado e presidente da comissão de esportes da Assembleia Legislativa do Paraná).

WBA
A WBA explicou a importância da competição de sábado, que faz parte do programa WBA Future. “Desde o seu lançamento, o programa WBA Future evoluiu para uma plataforma abrangente para lutadores em transição do amador para o profissional. Sua missão é fornecer lutas regulamentadas, exposição na mídia e apoio institucional para boxeadores que têm o talento e a disciplina necessários para competir nos mais altos níveis”, afirma a entidade.
“A chegada da WBA Future ao Brasil representa uma oportunidade histórica para revitalizar o boxe em um país com forte tradição olímpica”, diz a WBA.
“Além das lutas em si, os eventos WBA Future no Brasil e no Chile têm um peso estrutural: promovem a profissionalização do esporte, incentivam a criação de comissões reguladoras e oferecem aos atletas um caminho legítimo para subir no ranking mundial. Em um continente repleto de talentos, essas iniciativas representam um passo decisivo para a plena integração do boxe sul-americano ao circuito global”, completa a WBA.