Aluguel de imóveis ganha força em Curitiba e especialista destaca: "é uma mudança cultural"

O debate sobre alugar X comprar um imóvel ainda é importante no mercado imobiliário brasileiro. Muitas pessoas tem inclusive optado pelo aluguel de imóveis. De acordo com um estudo feito pelo grupo OLX em 2024, que aponta que cerca de 70% dos brasileiros prefere o aluguel. Em Curitiba, isso também está presente, essa discussão também é presente, mas de forma equilibrada.

“Existe uma mudança cultural. Você tem as duas visões e esses dois mercados (comprar e alugar), elas estão acontecendo de maneira até bem equilibrada, porque assim, a aquisição do imóvel, ela também está muito ligada com o potencial de valorização”. destaca o diretor executivo da GT Building, Arsenio de Almeida Neto, em entrevista ao Bem Paraná.

De acordo com Arsenio, o aluguel ganhou força principalmente por conta da mobilidade que essa modalidade permite. Ele cita que Curitiba é uma cidade que tem um volume de turismo alto, principalmente de negócios. Com isso, muitas empresa de fora do município estão instaladas na capital paranaense, o que gera um volume muito grande desse público de fora na locação de curta temporada.

O especialista destaca que o aluguel tem ganho força principalmente nas gerações mais novas. “Vou ter o meu imóvel, vou comprar realmente, porque além de ser uma reserva de valor, eu também estou tendo um potencial muito específico de valorização imobiliária que se dá ao longo do tempo. O que é relevante!”, destaca.

O mercado de aluguel por temporada só cresce entre a geração Y. Em Curitiba, uma pesquisa da agência de transformação digital Today, mostra que 80% dos locadores, na faixa dos 25 a 39 anos, preferem alugar imóveis em vez de comprar.

Vendas de imóveis

Segundo a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), Curitiba atingiu um marco histórico no mercado imobiliário no primeiro semestre de 2024. Na cidade foram registrados recordes em vendas de imóveis e VGV.

Entre janeiro e junho de 2024, a capital liberou mais de 6.600 unidades para incorporação, o maior volume de alvarás licenciados desde 2011. Com mais de 5 mil unidades lançadas e comercializadas neste semestre, a cidade alcançou uma velocidade de vendas 36% superior à registrada no primeiro semestre do ano passado. Além disso, 48% dos brasileiros planejam comprar imóveis nos próximos dois anos.

A GT Building é uma incorporada atenta à essas mudanças e completou 2024 com três lançamentos e quatro entregas apenas neste ano. No total, a incorporadora possui em seu portfólio oito empreendimentos construídos e 12 anunciados. Nos últimos cinco anos, o faturamento chegou a R$ 1,5 bilhão.

Startup para aluguéis de temporada

Para este ano, o setor imobiliário terá uma série de perspectivas promissoras. Com valorização acima da inflação e boa rentabilidade aos investidores. Recentemente, a GT Building anunciou uma inovação no ramo: a Suyts. A startup foi criada para gerenciar propriedades voltadas a aluguéis de temporada. 

Com esse projeto, regiões cada vez mais densas impulsionaram a demanda por imóveis compactos em áreas valorizadas, como os apartamentos studios. Além de serem uma opção viável para quem busca investimento seguro e rentável, os imóveis de alto padrão compactos registraram crescimento expressivo.

“Você tem que fazer a gestão dessa locação de curta temporada, que pode ser feita diretamente pelo cliente, que também pode. Aí veio a ideia, a gente olhou especificamente o serviço prestado para o nosso cliente, ou seja, o cliente comprou um apartamento com essa especificação da GT Building, ele tem essa possibilidade de dizer: ‘poxa vida, não vou me incomodar com isso’. Afinal, eu já tenho aqui uma empresa que acompanhou a construção e todo o negócio. Ela está voltada para fazer a gestão desse meu patrimônio através das plataformas de locação por curta temporada”, diz Arsenio

Com isso, a Suyts é uma solução adaptada ao público com serviço de anfitrião profissional. Atualmente, a startup possui duas frentes de atuação: o relacionamento com os clientes locatários e o atendimento aos clientes proprietários.

O potencial inicial da Suyts é gerenciar aproximadamente 600 propriedades do perfil studio da GT Building.

Assista ao vídeo para conferir a entrevista completa