
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto (PSD), é um dos dois nomes do primeiro escalão do time de Ratinho Junior que se mantém na equipe e no mesmo cargo desde o começo do governo, em 2019 (o outro é Sandro Alex, da Infraestrutura). Neste período todo, foi o rosto do governo estadual no enfrentamento à pandemia de Covid-19, tarefa que, se lhe rendeu muito trabalho e tensão, também lhe trouxe reconhecimento. Foi eleito deputado federal em 2022 com mais de 200 mil votos e agora ele mesmo admite que esse desempenho também lhe credencia para voos mais altos, como, por exemplo, uma disputa ao governo do estado.
Entrevista com Beto Preto no YouTube
“Eu estou preparado”, disse Beto Preto ao programa Bem na Pauta, do Estúdio Bem Paraná. Mas, acima de tudo, ele se mostra leal ao governador e diz que vai aceitar qualquer decisão que Ratinho tomar na definição do candidato que irá apoiar no ano que vem. Beto Preto disse que deve deixar o governo em abril, quando volta para a Câmara dos Deputados, e fica apto para concorrer na eleição, seja qual for o cargo. “Nós passamos por um momento de demonstração de condições para administrar algo muito conflituoso, que foi a pandemia do Covid-19. Essa experiência não vai ser retirada do meu cérebro, ela está colocada. Mas eu também sei que eu vim do interior, sou de Apucarana”, diz ele na entrevista.
Veja mais do Bem na Pauta:
- Republicanos está aberto para receber Ratinho e Curi, diz seu presidente, Marcelo Almeida
- Como anda a saúde do seu intestino? Especialista explica quantas vezes por dia é normal ir ao banheiro
- Saiba tudo sobre a primeira farmácia de cannabis medicinal do Paraná
Entusiasta da candidatura de Ratinho Júnior à presidência, Beto Preto diz que o governador representa uma opção de centro-direita moderada e competitiva. Destaca o que ele chama de gestão “memorável” do governo do Paraná, com investimentos massivos em diversas áreas (saúde, asfalto, iluminação, educação) e um olhar para a iniciativa privada sem perder o compromisso social.
O secretário fala ainda sobre as principais preocupações da saúde pública e as ações para enfrentá-las. Agora, por exemplo, mal terminou o alerta das doenças respiratórias, a preocupação passa a ser novamente a dengue. A grande esperança deve vir em 2026, com a vacina que está sendo produzida pelo Instituto Butantan. “Está vindo a vacina do Butantan em larga escala para enfrentar isso para a população toda. Então talvez metade da população seja vacinada e isso vai dar um alento. Em alguns anos nós vamos conseguir sair das piores crises.”
Entrevista com Beto Preto no Spotify
Ficha técnica
Coordenação e produção: Josianne Ritz
Apresentação e produção: Martha Feldens
Operação e edição: Rafael Martins