Mãe e filho diagnosticados com autismo compartilham experiências de vida no Papo em Dobro

No sexto episódio do podcast, Adriana e Gabriel Czelusniak contam sobre os primeiros sinais, o diagnóstico até o dia a dia como estudantes de Pedagogia

Redação Bem Paraná
Capas_PapoemDobro (1)

No sexto episódio da segunda temporada do Papo em Dobro, o programa recebe Adriana e Gabriel Czelusniak. (Imagem: Reprodução/YouTube).

Desde as mesas de bar, até os corredores das mais importantes universidades do mundo todo, o interesse pelas condições relacionadas ao cérebro humano está por todo lado. A saúde mental está “na boca do povo”, ao mesmo tempo que percebe-se um aumento do diagnóstico de síndromes, transtornos e distúrbios mentais.

No Brasil, entre 2017 e 2021, o Censo Escolar registrou um aumento de 280% no número de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo o Ministério da Saúde, o TEA é um transtorno no desenvolvimento neurológico que prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e emoções.

Os sinais de alerta surgem já nos primeiros meses de vida, mas a confirmação do diagnóstico pode acontecer da primeira infância até mesmo à vida adulta. Neste episódio do Papo em Dobro, o programa recebe Adriana Czelusniak e Gabriel Czelusniak, que são mãe e filho, ambos diagnosticados com autismo, para compartilhar sua história.

Estúdio Bem Paraná no YouTube

Estúdio Bem Paraná no Spotify

Ficha técnica

Coordenação: Josianne Ritz

Apresentação e produção: Luísa Mainardes

Operação e edição: Evandro Soares