Obra dos Molhes de Pontal do Sul serão entregues até dezembro, diz prefeito
Prefeitura de Pontal do Paraná quer entregar obras dos Molhes até o aniversário da cidade, em 20 de dezembro
Rodrigo Silva
| 02/09/2025 às 20:32 | 4 min de leitura
(Foto: Reprodução/YouTube)
Uma estrutura construída na década de 70 apenas para viabilizar o tráfego marítimo está sendo revitalizada. A obra de requalificação dos Molhes de Pontal do Sul recebeu investimento de quase R$ 10 milhões e deve ficar pronta até o final deste ano. O projeto ainda prevê a instalação de sinalização náutica nos dois lados do canal e a construção de uma passarela com quase 150 metros de extensão.
“Estamos fazendo toda a revitalização dos molhes! Ele vai ter passarela, banco e iluminação, o que vai trazer visibilidade grande para aquela região que tem a Ilha do Mel como principal atrativo. Mas muitas pessoas que vão para lá não ficam em Pontal e não sabem como a cidade é bonita. A gente quer entregar a obra até o aniversário da cidade que é 20 de dezembro”, disse o prefeito Rudão Gimenes em entrevista ao Bem Paraná.
A nova passagem nos Molhes vai facilitar a circulação de moradores e visitantes, além de funcionar como novo atrativo turístico da região.
Em entrevistaconcedida ao Bem Paraná no gabinete do prefeito, Rudão destacou que essas obras estruturantes farão com que a cidade ganhe tanto em navegação quanto na solução de problemas ambientes.
Os Molhes buscam ajudar em melhorias na região onde o Canal Artificial do Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS) encontra a Baía de Paranaguá. A área sofre atualmente com processos erosivos agravados pela força das correntes e pela oscilação das marés, que aceleram o deslocamento de sedimentos e reduzem a estabilidade da margem costeira.
Melhores praias para se frequentar
Rudão comemorou uma conquista recente de Pontal do Sul, que foi adicionada em um ranking das 200 melhores praias para se frequentar dentre outras em 11 países. O estudo foi realizado pelo Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (CIF Playas).
A avaliação considera não só a beleza natural, mas também fatores técnicos e científicos que avaliam a praia como um todo. Entre os critérios estão a qualidade da água e da areia, a presença de infraestrutura, a segurança para os banhistas, ações de preservação ambiental, acessibilidade e a forma como o espaço é usado de maneira equilibrada.
“Pontal para mim é a praia mais bonita! A beleza que a gente tem da baía, as entradas das embarcações ali, a praia calma, tranquila para a criançada e também com uma faixa de areia grande. Acho que isso foi o principal requisito que pesou para essa classificação, a natureza preservada e agora tem toda essa infraestrutura também que está vindo (Molhes). Muitas coisas planejadas para acontecerem nesses próximos meses e anos”, contou Rudão.
Qualidade de vida
Por falar em mais qualidade de vida à população, dentre as obras já iniciadas em 2025 também estão a construção de um trapiche flutuante no Rio Guaraguaçu, que é considerado um dos ecossistemas mais importantes do litoral, com margens cobertas por vegetação nativa, e grande diversidade de espécies.
As obras da primeira fase de requalificação da orla de Pontal do Paraná também começaram. Além disso, estão em ritmo acelerado também os reparos no Contorno de Praia de Leste.
Na saúde, a prefeitura inaugurou em julho um novo ambulatório na policlínica de Pontal do Paraná. O local é especializado em estomias, feridas graves e incontinência. O novo espaço vai atender pacientes com colostomias, lesões de difícil cicatrização e outras condições que exigem acompanhamento técnico regular.
A proposta é oferecer atendimento próximo, com possibilidade de visitas domiciliares em casos específicos, reduzindo a necessidade de deslocamentos até Curitiba.
“A gente tem buscado esse trabalho de trazer para cá! De mais serviços, ofertar praa população os serviços dentro das nossas limitações. Mas de você evitar o desgaste de ter que pegar estrada, de acordar cedo, pegar transporte público, nós estamos trabalhando pelo conforto da população”, ressalta Rudão