
Reeleita com 67,94% dos votos pela população de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nas eleições de 2024, a prefeita Rosa Maria (PSD) falou sobre as prioridades do seu governo para o ciclo que se inicia a partir de janeiro de 2025. Em entrevista ao Bem na Pauta, do Estúdio Bem Paraná, ela foi questionada sobre quando o novo hospital deve ficar pronto. A previsão: até o final do ano que vem.
“O nosso novo hospital é mais uma obra grandiosa sem dúvida nenhuma deve entrar para a história do município como um dos maiores legados do poder público. Eu acompanho da minha sala em tempo real e todos os dias eu vejo uma novidade, eu vejo algo diferente. Acreditamos, se tudo ocorrer como está ocorrendo, término de 2025, a obra será entregue para a população”.
- Eletrolux vai gerar cerca de 2 mil empregos no ano que vem, diz prefeita de São José dos Pinhais
- Hospital de Colombo será inaugurado em 2026, diz prefeito
- Prefeito diz que melhorar mobilidade urbana é prioridade em Fazenda Rio Grande: “a gente necessita disso”
A concessão tem o prazo de 35 anos, cujo projeto prevê o investimento total de mais de R$1,2 bilhão ao longo deste tempo. Até o momento, todo aporte financeiro foi realizado com recursos do município. Com atendimento 100% pelo SUS, o hospital terá centro cirúrgico com a inclusão de salas obstétricas cirúrgicas, leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e centro para partos normais.
Ao todo, serão 90 leitos, sendo que 20 deles serão de UTI. “Nós acreditamos que vamos entregar em um tempo mais curto”, diz a prefeita.
Urgência odontológica
Rosa destaca que a saúde é o grande desafio do próximo mandato. Uma das promessas de campanha feitas por ela é a urgência odontológica.
“Nós temos já os consultórios odontológicos nas unidades de saúde, salvo uma ou duas que são menores. Mas e aquela dor de dente? Aquela situação pontual? Nós teremos sim, a urgência odontológica de 24 horas na UPA. Ninguém merece uma dor de dente numa madrugada e não saber onde ir. Então eu considero um avanço muito importante na saúde”.
Valorização dos servidores
Outro item no plano de governo da prefeita é a valorização dos servidores públicos. Na visão de Rosa, esse é o maior ativo que a cidade tem e a maior participação deles na gestão é prioridade.
“Já tivemos alguns avanços: a retomada do plano de carreira e trouxemos um setor bem importante que é a instituição de um setor do cuidado da saúde mental do nosso servidor. Assim como, o check-in periódico de cada servidor e servidora pois nós precisamos que um servidor com a saúde física e mental em dia. Eles trabalham muito à frente de todo atendimento da população”.