
O Slam das Gurias completou neste ano seis anos de trajetória como espaço de resistência e expressão cultural para mulheres e pessoas trans em Curitiba. O podcast Barulho Curitiba encerra a terceira temporada desvendando o mundo do Slam, poesia falada, em uma conversa muito especial com Danielle Damasceno Lima Costa, Jaqueline Mancebo Corrêa e Gabriela Santos de Souza Gomes Carneiro, do Slam das Gurias.
“O Slam é um movimento de poesia que surgiu nos anos 80 nos Estados Unidos, criado por um pedreiro interessado em poesia, mas frustrado porque era tudo muito difícil e elitizado. Ele começa então uma competição de poesia falada que rapidamente ganha o mundo. São mais de 500 competições pelo mundo hoje”, contou Gabriela Cordeiro, poeta, professora e atriz, e uma das fundadoras do Slam das Gurias. “O Slam da Poesia é o esporte da palavra”.
Jaqueline Correa, poeta, psicóloga, atriz e fundadora do Slam das Gurias, também falou que no Brasil o slam se consolidou como um movimento de rua e periférico.
“O Slam é rico, porque falamos o que todo mundo entende e todo mundo pode escrever. Temos quebrado essa bolha do erudito”, afirmou Danielle Damasceno, poeta, publicitária e fundadora do Slam das Gurias.
Ficha técnica
Coordenação, apresentação e produção: Josianne Ritz
Operação e edição: Rafael Martins