
Está no ar o segundo episódio da primeira temporada do Podcast “Mulher de Fala”, mais uma produção do Estúdio Bem Paraná. A apresentação é da jornalista Martha Feldens. A entrevistada é a jornalista esportiva Monique Vilela, que começou em rádio, em 2008, passou por praticamente todas plataformas de informação, jornal, TV, on-line, e hoje tem seu próprio canal no You Tube, Twitter, Instagram e Facebook com informações sobre clube Athletico Paranaense, desde o começo do ano passado.
“Desde criança, adolescente eu tinha vontade de trabalhar com jornalismo esportivo. Desde 2004, quando entrei na faculdade, já comecei a me preparar para entrar neste mundo tão masculino”, disse ela. Monique falou sobre a pressão de ser mulher na cobertura de futebol masculino: “Se eu falar que não há uma pressão estarei mentindo, mas também não é exacerbado. Depende de vários fatores. Tem um outro que desconfia, comenta. Às vezes não é um olhar mais de preconceito, mas de desconfiança. Sentia mais quando ia cobrir jogos no Nordeste, onde é menos comum mulheres na cobertura esportiva. Essa estranheza vem mais da torcida, que não compreende”. Ela citou que o próprio Felipão desconfiava da cobertura: “Mas depois ele foi compreendendo meu trabalho no dia a dia e vendo. O Felipão é um ser humano sensacional. Ele entende o seu trabalho. Ele é muito humano, e isso faz falta no mundo da bola”.
Monique falou sobre quando esteve em 2018 e 2022 em Caracas, na Venezuela, para cobrir jogos do Athletico: “Foi uma viagem marcante. Eu estava lá para um jogo de futebol mas eu não podia ignorar a crise econômica, as pessoas pegando restos de comida nas meses, filas nas farmácia. E acabei fazendo uma cobertura mais ampla”. A jornalista também falou sobre o futebol feminino, viagens e muito mais.
Mulher de Fala
O primeiro episódio do podcast Mulher de Fala foi com a cardiologista Lídia Zytynski e conversas sobre o coração.
Ficha técnica
Coordenação: Josianne Ritz
Apresentação e produção: Martha Feldens
Operação: Franklin de Freitas e Luísa Mainardes
Edição: Luísa Mainardes