Estúdio Bem Paraná PROGRAMAÇÃO

Virada Sustentável: maior festival de sustentabilidade do Brasil chega em Curitiba

No novo episódio do Bem na Pauta, o podcast recebe o organizador local do evento Gustavo Arns

Redação Bem Paraná
Virada-Sustentável-maior-festival-de-sustentabilidade-do-brasil-chega-a-curitiba

Para falar tudo sobre o evento, o organizador local Gustavo Arns é o convidado da vez. (Foto: Reprodução/YouTube)

A Virada Sustentável, maior festival de sustentabilidade do Brasil, chegará a Curitiba pela primeira vez entre os dias 14 e 17 de novembro. Consagrado em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, o evento promove uma visão positiva e inspiradora. A programação é gratuita e multicultural, sendo dividida em três eixos principais: cultura, ação e conhecimento.

Leia mais no Bem Paraná:

A programação é 100% gratuita e inclui intervenções visuais, performances, apresentações circenses, peças teatrais, oficinas, palestras e muita música, atividades que prometem envolver o público, levando a uma visão propositiva e criativa dos temas da sustentabilidade. Para falar sobre o evento, o Bem na Pauta recebe o organizador local da Virada Sustentável, Gustavo Arns. Confira a entrevista completa nos links abaixo.

Estúdio Bem Paraná no YouTube

Estúdio Bem Paraná no Spotify

A Virada Sustentável

Realizada em parceria com o Sistema ONU Brasil, a Virada Sustentável teve início em 2011, em São Paulo, utilizando arte e atividades lúdicas para mostrar a sustentabilidade de uma maneira atraente, envolvendo articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades.

De lá pra cá, passou também pelas cidades de Porto Alegre, Salvador, Manaus, Belém e Rio de Janeiro, entre outras, sempre apresentando uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões relevantes e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes. 

Com uma programação 100% gratuita,a estreia do festival em Curitiba reforça o título da cidade como “Capital Ecológica do Brasil”. O icônico Museu Oscar Niemeyer, um dos pontos turísticos mais importantes da capital paranaense, está confirmado para receber parte da programação. Outros espaços próximos, na região do Centro Cívico, como a Praça Nossa Senhora da Salete e o Tribunal de Justiça do Paraná (Palco Virada), também terão palcos e atividades destinadas a todos os públicos.

A abertura oficial da Virada Sustentável na capital paranaense será realizada no dia 14 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, com show da Bananeira Brass Band, coletivo curitibano de sopros e percussão que tem como objetivo difundir e valorizar a música instrumental. Conhecido por seus shows dançantes em espírito festivo, o repertório do grupo conta com músicas autorais e brasileiras e uma mistura de gêneros que vai do funk ao baião. Na Virada, o grupo estará acompanhado de Dharma Jhaz, Lele Farah e as Princesas do Ritmo. 

Ficha técnica

Coordenação e produção: Josianne Ritz

Apresentação e produção: Luísa Mainardes

Operação e edição: Evandro Soares