Acontece em Curitiba a exposição “Preto no Branco”, de Ricardo Grube. A mostra apresenta desenhos em grafite.
Fique por dentro do guia cultural de Curitiba no Bem Paraná.
Segundo o artista, o interesse pelo desenho é antigo. “Desde criança me interesso pelo desenho. Capas de caderno e livros não passavam sem um rabisco, até mesmo durante a Faculdade de Engenharia Civil”, conta. A partir daí, após ter feito alguns cursos, Grube decidiu cursar Belas Artes, Licenciatura em Desenho.
Para ele, uma das coisas mais importante para desenhar é ter domínio da técnica. “Sempre achei que o desenho de observação é a base para qualquer outro tipo de arte gráfica, totalmente isento de qualquer filtro, pois apenas reproduzir o que se vê, com a maior exatidão possível”, explica. O artista conta que na faculdade, nem todos os professores concordavam com esta ideia. “Este pensamento não agradava alguns deles, que consideram a arte como expressão do sentimento sempre. Não discordo, porém é muito importante dominar a técnica, para, a partir daí ir para a criação”, afirma.
Após experimentar várias técnicas, tintas e suportes, Grube acabou optando pelo grafite e pela aerografia, tornando a arte sua profissão. “O uso da aerografia é amplo e pode ser executado sobre qualquer superfície, enquanto que o grafite sobre o papel fornece uma gama infinita de tons de cinza, que é a ferramenta necessária para executar o retrato, um tema que me agrada muito”, completa.
O trabalho de Ricardo Grube com desenhos em grafite pode ser visto no bar Folha Seca, de 3 a 29 de agosto, na mostra “Preto no Branco”.
Serviço
Abertura da exposição “Preto no Branco”, de Ricardo Grube.
Dia 03 de agosto, às 19h30.
Bar Folha Seca. Rua Petit Carneiro, 394 – Água Verde
Telefone: (41) 3343-5632 – www.folhasecabar.com.br
Visitação: 3 a 29 de agosto. De segunda a sexta-feira, das 17h às 2h. Sábados, das 12h30 às 2h.
Couvert artístico: R$ 8,00