“Alfredo Andersen – Da Noruega para o Brasil” em exposição

Exposição é composta por cerca de 110 obras, além de fotos e documentos, provenientes do próprio Museu Alfredo Andersen

Redação Bem Paraná

Apesar de Alfredo Andersen (Christianssand, 1860 –Curitiba, 1935) manter constância na imitação do natural, basicamente sua produção pode ser dividida em três períodos: norueguês (1873-1892), litorâneo (1892-1902) e curitibano (1902-1935). As diversas fases criativas são marcadas por temáticas variadas e tratamentos pictóricos distintos. As obras em exibição retratam essa trajetória artística de Andersen, desde a viagem da Noruega ao Brasil, passando por Cabedelo (PB) e Paranaguá (PR), até o pleno amadurecimento de sua pintura em Curitiba.

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

A exposição é composta por cerca de 110 obras, além de fotos e documentos, provenientes do próprio Museu Alfredo Andersen, do MON e de colecionadores particulares. Esta apresentação marca não somente a passagem dos 150 anos de nascimento do artista como também a importância do norueguês para o desenvolvimento da pintura paranaense. A mostra integra o projeto Artistas Paranaenses, que tem como objetivo valorizar e difundir a arte produzida no Estado. O Museu Oscar Niemeyer abre a mostra Alfredo Andersen da Noruega para o Brasil para o público em geral.

Trajetória

Toda a formação artística de Alfredo Andersen se deu na Europa e em ateliês particulares da Noruega e da Dinamarca. Entre as décadas de 1880 e 1890, atuou como artista profissional, professor, cenógrafo e jornalista. Filho de um capitão da marinha mercante, desembarcou em Paranaguá, em 1892, após longo período de viagens pela Europa e América. Cerca de dez anos depois se fixou em Curitiba, participou de mostras individuais, coletivas e retomou o trabalho de professor de desenho e pintura. Pela intensa e efetiva atuação foi registrado na história como o Pai da Pintura Paranaense.

Serviço:
Alfredo Andersen – Da Noruega para o Brasil
A trajetória do pai da pintura
Patrocínios: COPEL, BRDE e COMPAGAS
Apoios: Ministério da Cultura e Governo do Paraná
Visitação: 23 de outubro a 03 de abril
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h
* Venda de ingressos até 17h30
R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 estudantes, com carteirinha
Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.