Inaugurou no dia 5 de setembro, a exposição individual do artista paranaense Luiz Carlos Brugnera, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. A exposição, que conta com cerca de 20 desenhos, instalações e objetos, tem curadoria de Fernando Cocchiarale, crítico de arte e curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Para Cocchiarale, Brugnera é um dos poucos artistas contemporâneos, fora do eixo das grandes capitais, a se destacar no panorama da arte nacional.
Paranaense por adoção, nascido em Espumoso-RS, em 1966, Luiz Carlos Brugnera é provavelmente aquele que ganhou maior número de prêmios em salões realizados por todo o país a partir dos anos 90. Recebeu 30 prêmios em salões oficiais, entre eles, no 26º Salão Nacional de Artes Plásticas de Belo Horizonte, no 5º e 6º Salão da Bahia, na 2º Arte em Selo – XXIV Bienal de São Paulo no 55º, 57º, 58º e no 60º Salão Paranaense de Artes Plásticas. Foi contemplado pelo projeto Rumos Itaú Cultural Artes Visuais em 2001/2003.
Além das premiações, o artista expôs, em diversos locais: Galeria Debret – Paris, Arte Lisboa, Centro Cultural Recoleta – Buenos Aires, Palácio Itamaraty – Brasília, MASP -São Paulo, Museu de Arte Moderna / MAM – Bahia, Museu de Arte da Pampulha / MAP – Belo Horizonte, FUNARTE – Rio de Janeiro, Museu de Arte de Santa Catarina / MASC – Florianópolis, Museu Oscar Niemeyer / MON – Curitiba, Museu de Arte Contemporânea do Paraná / MAC – Curitiba, Instituto Cultural Itaú – Campinas e Palácio das Artes Belo Horizonte.
As obras do artista integram o acervo de importantes instituições culturais, entre elas National Gallery e Fondation and Center for Contemporary Arts em Praga na República Tcheca, Musèe d’Art Moderne de la Ville de Paris e Art Core Galerie d’Art Contemporain em Paris na França, Brasilianische Botschaft em Berlim na Alemanha, Gallery 32 e Camden Arts Centre em Londres na Inglaterra, Museo de Arte Moderno de Buenos Aires, Museu de Arte de Brasília e Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro.
Sua exposição no Paço Imperial permanece até o dia 05 de novembro de 2006. Junto com a exposição de Luiz Carlos Brugnera, inauguram também as exposições de Luciano Figueiredo (pintura e relevo), do parisiense Jean-Pierre Cousin (fotografia sobre tela), Mana Bernardes (instalação e vídeo) e Claudia Moreira Salles (móveis).
No dia 19 de setembro, às 19h, também no Rio de Janeiro, Brugnera inaugura outra exposição individual, na Galeria Toulouse. A exposição na Galeria permanece até o dia 05 de outubro.
As exposições contam com a organização do Instituto Paranaense de Arte e patrocínio da Eletrobrás, GE, Janssen-Cilag e Caixa Econômica Federal.
SERVIÇO:
Luiz Carlos Brugnera
Exposição Individual
Paço Imperial – RJ
De 05 de setembro a 05 de novembro
Praça XV de Novembro 48
Centro
Tel.: (21) 2533-4407
Entrada franca.
Galeria Toulouse – RJ
De 19 de setembro a 05 de outubro
R. Marquês de São Vicente, 52, loja 350
Shopping da Gávea
Tel.: (21) 2274-4044
www.galeriatoulouse.com.br
Entrada franca