Artista paulistano expõe no Museu Municipal de Arte

O artista apresenta cerca de 30 trabalhos, entre pinturas, desenhos e principalmente relevos

Redação Bem Paraná com Fundação Cultural

O Museu Municipal de Arte – Portão Cultural inaugura nesta quinta-feira (14), às 19h, a exposição A Cor Reunida, do artista plástico paulistano Sérgio Sister. O artista apresenta cerca de 30 trabalhos, entre pinturas, desenhos e principalmente relevos.

Sob o imperativo da cor, as obras de Sérgio Pires procuram se aproximar do cotidiano. Os relevos se dividem em duas séries distintas: os pontaletes e as caixas. Pontaletes são conjuntos de hastes de alumínio ou madeira com cerca de 2,5 m, que, reunidos, formam estruturas pictóricas que dialogam com a superfície do espaço. As caixas guardam formas próximas àquelas que são utilizadas em feiras livres para transportar frutas.

Considerado um dos principais artistas brasileiros da atualidade, Sérgio Sister participou de duas edições da Bienal de São Paulo (a 9ª e a 25ª edições, em 1967 e 2002). Na década de 1980, realizou telas abstratas e quadros de pequenas dimensões, e, no fim dos anos 1990, executou em madeira a primeira série de objetos/relevos denominados Ripas.

Além da Bienal de São Paulo, Sister integrou importantes mostras coletivas: Los Limites, na Galeria Rafael Ortiz, em Sevilha, Espanha (2011); Ponto de Equilíbrio, no Instituto Tomie Ohtake (2010); Obra Menor, no Ateliê 397 (2009); e Ao mesmo tempo o nosso tempo, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2006). Entre suas exposições individuais recentes estão as que foram realizadas na Pinacoteca do Estado de São Paulo (2013), na Josee Bienvenue Gallery, em Nova York, Estados Unidos (2011), na Galeria Nara Roesler (2008) e no Instituto Tomie Ohtake (2007), ambas em São Paulo.

Em 2003, expôs na Galeria Casa da Imagem, em Curitiba, onde também havia apresentado seus trabalhos em 1993 e 1996. Em 2002, a Casa da Imagem publicou um livro sobre Sérgio Sister, com textos de Alberto Tassinari, Lorenzo Mammì, Rodrigo Naves e do próprio artista. Suas obras fazem parte de acervos como os do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural São Paulo e Instituto Figueiredo.

Serviço

Local: Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural 

Endereço: Av. República Argentina, 3430 – Portão

Datas e horários: de 14 de março (abertura às 19h) a 9 de junho de 2013. De terça a domingo, das 10h às 19h

Preço: Entrada franca