A mostra de pintura Art’n Bossa reúne num só evento duas vertentes de arte que fazem parte do processo artístico de Mari Lopes: as Artes Visuais e a Música. A exposição da artista plástica curitibana acontece no Espaço Cultural Beto Batata. Na ocasião serão apresentados seis grandes painéis na técnica têmpera acrílica sobre tela. As pinturas foram realizadas num estilo já anteriomente definido como “figurativo moderno” – onde a artista estiliza as figuras (ou personagens) mesclando principalmente tendências impressionistas e expressionistas, e onde se sobressaem pinceladas aparentes, contrastes, linhas marcantes e cores muito vivas.

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

A temática é única: são abordadas situações envolvendo formações de músicos em plena atividade (instrumentistas solistas, duos, quartetos, bandas, big bands, etc). A curiosidade, no entanto, é que alguns destes músicos acabam sendo reconhecidos pelo público curitibano porque foram “descaradamente” inspirados no meio artístico que transita pelo Conservatório de MPB, considerado por Mari “a sua segunda casa”. A sua “Orquestra de Sopros”, “Flautista”, “Duo de Sopros”, “Violão e Voz” e outros acabarão tendo nomes próprios.

A mostra Art’n Bossa na sua íntegra foi primeiramente apresentada em Milão na Itália, em maio de 2008 no “IBRIT – Istituto Brasil-Italia”, entidade cultural do Consulado brasileiro naquela cidade. A mostra foi realizada como evento especial dentro da programação em comemoração aos 50 Anos da Bossa Nova, completados justamente em 2008. Agora, um ano e meio depois, Mari Lopes abre e apresenta sua Art’n Bossa no Espaço Cultural Original Beto Batata, como parte da programação da 28ª Oficina de Música de Curitiba, um dia após a abertura da fase de MPB. O Beto Batata é um lugar especial para Mari, que já tocou ali muita música popular brasileira, com sua harmônica e a guitarra de Jackson.

O restaurateur Robert Amorim, o Beto Batata, conta que essa exposição vem ao encontro da linguagem que seu Espaço Cultural tem oferecido aos artistas e músicos do Paraná. “Eles sabem que aqui existe um porto seguro para a música e as artes plásticas”.

A artista

Mari Lopes é artista plástica formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná com especialização em “portraits” pelo Morley College de Londres; executa trabalhos como designer gráfica; é compositora com várias de suas músicas gravadas por artistas paranaenses; musicista (piano/teclados e harmônica cromática) com trabalhos sempre na área da música popular brasileira e jazz no meio artístico paranaense.

Além disso, desde 1996 trabalha no Conservatório de Música Popular Brasileira da Fundação Cultural de Curitiba tendo atuado até o momento nas áreas de Divulgação e Produção Musical, Programação Visual e Assessoria Pedagógica, funções que já lhe permitiram coordenar e elaborar projetos artísticos, produzir eventos e elaborar material gráfico, sempre voltados para a Música.

Com toda esta bagagem artística, que passeia das Artes Visuais à Música quase que diariamente, Mari Lopes resolveu, pela primeira vez, reunir num só projeto todas essas vertentes, criando um trabalho pictórico, porém que reflete todo seu fascínio-paixão-conhecimento-convívio com a área da Música.

Serviço:
Exposição de pinturas Art’n Bossa de Mari Lopes. Abertura sexta-feira, dia 22, às 19 horas no Espaço Cultural Beto Batata (R. Professor Brandão, 678 – Alto da XV ). Horário de visitação: diariamente as 19 às 24 horas. Entrada franca. A mostra permanece até o 28 de fevereiro.