Biblioteca Pública expõe obra rara nos 20 anos da Constituição

Mostra reúne livros, jornais e revistas da época da promulgação da Carta Magna

AEN

“Os 20 anos da Constituição Cidadã” é o tema da exposição da Biblioteca Pública do Paraná, até que fica aberta ao público até a próxima segunda-feira (30). A mostra reúne livros, jornais e revistas da época da promulgação da Carta Magna. A maioria do material faz parte da coleção doada pelo deputado federal Max Rosennmann, um dos integrantes da Comissão de Ordem Social da Constituinte.

A exposição é resultado de pesquisa realizada por Ângelo Laertes Pelanda, chefe da Seção de Ciências Sociais, e Rosângela Gonçalves dos Santos, chefe da Seção de Esporte e Belas Artes, ambos funcionários da Biblioteca Pública. “A mostra traz, além das doações e novas publicações adquiridas, uma obra rara: a edição da Constituição assinada pelo deputado federal Ulysses Guimarães, então presidente da Constituinte”, explica Ângelo. O parlamentar, conforme os pesquisadores, é o personagem da Constituição, sendo símbolo de destaque por sua atuação na política e passado de luta.

O Brasil tem a oitava Constituição, elaborada pela quarta constituinte. “Promulgada depois da ditadura, a Carta Magna trouxe a abertura para a democracia. O público poderá conferir o que a Constituição trouxe de novo, os avanços trabalhistas, os direitos e garantias dos índios, mulheres e idosos”, dizem Ângelo e Rosângela.

Constituinte

O Diário da Constituinte “é o espelho fiel do pensamento da sociedade brasileira, traduzido em todos os debates, as grandes questões que desaguaram no texto final da Constituição”. A impressão do trabalho ficou por conta da equipe de técnicos do Centro Gráfico do Senado, dizia o então presidente do Senado, Humberto Lucena.

Serviço: Exposição “20 anos da Constituição Cidadã”
Data: 23 a 30 de junho
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133