A Galeria da Caixa Cultural Curitiba traz obras de um dos maiores ícones da pintura moderna brasileira: Bandeira de Mello. A exposição Bandeira de Mello, Eu Existo Assim, abre no dia 10 de maio e fica em cartaz até o dia 26 de junho. A mostra reúne pinturas, desenhos, estudos e projetos, compondo uma cronologia ilustrada do artista.

Parte das peças selecionadas é inédita, provenientes do acervo pessoal do artista e foram restauradas especialmente para a mostra, trazendo novas e preciosas informações acerca de seu processo criativo e sua produção artística. A exposição se caracteriza pela singularidade de sua proposta, unindo tanto a parte artística de Bandeira de Mello quanto o seu lado humano, que poucos pesquisadores, admiradores e estudantes da arte conhecem.

A exposição apresenta obras de Bandeira de Mello reunidas a partir de coleções públicas e particulares. Não por acaso ele se especializou no retrato e, seu trabalho guarda evidentes referências à tradição do ícone. Sua obra se consagrou pela riqueza de detalhes, pela técnica rigorosa, pelo equilíbrio das cores e, sobretudo, pela sua extraordinária capacidade de trabalho, de forma humilde, incessante e infatigável

A exposição reúne diferentes temas recorrentes na obra do artista. São pinturas e desenhos em médios e grandes formatos que retratam nus femininos, cenas do cotidiano, animais, pinturas religiosas, paisagens, o sertão, camponeses e retratos, além de estudos para a construção de afrescos e painéis, em especial os da Caixa.

BANDEIRA DE MELLO – Nascido em 1929, o premiado artista é considerado um dos mestres da pintura no Brasil e influencia até hoje uma geração de novos talentos. O artista, professor de grandes acadêmicos da literatura e das artes, é considerado um eterno mestre.

Toda esta reverência e convivência com os mais jovens, entretanto, serviram para que ele a cada dia valorizasse o interior dos seres humanos simples e excluídos da sociedade, e que dentro de seu contexto ambíguo merecem o mesmo respeito e dignidade dos intelectuais e poderosos.

Levando em consideração sua produção artística, rica em referências pictóricas, a exposição apresentada pretende a preservação da memória artística, tanto quanto a garantia da formação de opinião consciente, tendo como objetivo geral a divulgação da arte e produção artística brasileira, bem como, o registro da associação entre a CAIXA e a Arte Brasileira.

SERVIÇO
 
Local: Galeria da Caixa

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Data e horário: Abertura dia 10 de maio (terça-feira) às 19h até 26 de junho – terça a sábado das 10 às 21h e domingos das 10 às 19h

Preço: Entrada Franca