Cartunista Ademir Paixão apresenta mostra de cartuns políticos

Mostra apresenta retrospectiva de carreira com 50 cartuns originais

Redação Bem Paraná

O cartunista Ademir Paixão abre a exposição Paixão e Cidadania. A mostra individual apresenta uma espécie de retrospectiva de carreira com 50 cartuns originais – recentes e mais antigos – escolhidos por Paixão como parte de sua obra mais significativa nos últimos anos. Na galeria de personagens desenhados estão muitos políticos – nacionais e internacionais – que servem como fonte de inspiração para Paixão mostrar com bom humor as notícias que tiram a gente do sério.

Fique por dentro da programação da mostra.

Dono de um traço singular, Paixão é cartunista titular do jornal Gazeta do Povo onde diariamente busca com seus desenhos revelar de forma sucinta o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Apesar do olhar crítico, seus pincéis oferecem sempre um viés curioso e suave da notícia escolhida por ele. Nessa exposição o presidente Lula aparece em um momento como “O Aviador”, personagem de cinema estrelado por Leonardo Di Caprio. Em outro o presidente Bush comemora o afastamento de Fidel Castro do governo cubano. Em outro desenho, mais recente, Paixão é implacável e mostra o banqueiro Daniel Dantas entrando numa prisão com porta giratória do tipo:entra-e-sai.

Assim, nessa exposição o público vai poder contemplar um pouco desse universo de Paixão que trata com bom humor e cidadania a vida contemporânea brasileira e internacional. O melhor de tudo é que contemplando os desenhos da mostra o espectador, quando menos espera, está dando risada de personagens que normalmente dá vontade de chorar.