A artista plástica Rosana Bortolin apresenta a mostra “Condomínios Inteligentes”, na Casa João Turin. A exposição é montada a partir de dez peças, em formato de casulos, esculpidas em diversos materiais como o acrílico, barro e metal. Segundo a artista, estes casulos são uma analogia entre as habitações humanas e de animais, sendo o corpo humano, por si só, também um ninho.
Fique por dentro do guia cultural de Curitiba no Bem Paraná.
Entre as peças expostas, Rosana incluiu na seleção casulos originais de alguns bichos, como o cupinzeiro e o joão-de-barro. “Desenvolvo este trabalho desde 1999, tendo sido, inclusive, pesquisa da minha tese de mestrado”, destaca a artista. Rosana utiliza, na exposição, espelhos para refletir os casulos, pois acredita que a casa é, também, um reflexo de nós mesmos. Ela compara o trabalho de um ceramista com o dos bichos: “fazemos uso do mesmo processo para moldar peças que eles usam para seus ninhos”.
A artista expõe pela segunda vez na Casa João Turin, mas é a primeira vez que traz a série “Condomínios Inteligentes” para Curitiba. “O que me interessa nesta exposição é o público das escolas, afinal sou professora e espero que meu trabalho seja educativo e que desencadeie nas crianças o olhar para o mundo”, finaliza.
Serviço: Exposição “Condomínios Inteligentes”, de Rosana Bortolin. Abertura: sexta-feira, dia 30
Horário:18h30
Local: Casa João Turin, rua Mateus Leme, 38
Horários de visitação: segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e sábados e domingos, das 10 às 16 horas
Informações: (41) 3223-1182 ou 3323-5715. A mostra fica em cartaz até o dia 6 de dezembro e a entrada é franca