Objetos interativos com uma linguagem divertida de cartoons e histórias em quadrinhos é a nova proposta estética do escultor Wilson Sasso, que abre na terça-feira (4), às 19h, a exposição Makinetas na Casa João Turin, em Curitiba. Serão apresentadas 12 obras interativas, de tamanhos variados. O espectador poderá não só contemplar, mas também interagir com cada escultura. As formas são as mais distintas possíveis, de um saxofone estilizado, passando por um disco voador e até uma harpa com uma manivela.
Wilson Sasso conta que para esta mostra vai apresentar somente trabalhos interativos. “São obras com portinholas, alavancas e botões que se movimentam manipulados pelo espectador. Embora as peças remetam ao cotidiano (um disco voador, um saxofone, uma harpa, um teclado, um contra-baixo), os objetos estão transfigurados pelo diálogo com as histórias em quadrinhos, o grafite, a caricatura e o cartoon”, define.
Sasso define sua exposição como um “playground” onde desenvolve uma nova linha lúdica para seu trabalho. O artista conta que as obras – todas realizadas este ano – não foram nomeadas. “Desta forma o espectador pode dar seu próprio apelido para cada objeto a partir de sua própria percepção”, diz. Para ele, a proposta da exposição é a criação de um “espaço de jogo” em que o espectador interaja com os objetos e esculturas.
Paulistano, formado em Cinema e Televisão, com especialização em História da Arte e Arquitetura, Wilson Sasso é produtor e diretor de cinema e vídeo. Já trabalhou como redator e editor de chamadas para a rede Globo e como professor de publicidade e propaganda na PUC do Paraná. Desde 1990 produz esculturas como uma atividade paralela. Em 1992 mudou-se para Curitiba e trouxe os equipamentos de uma pequena marcenaria: um torno de madeira e ferramentas manuais, goivas e formões. Durante os últimos anos, fez muitas peças que hoje estão com amigos.
Makinetas– Exposição de objetos-esculturas de Wilson Sasso
Abertura: Dia 4 de dezembro, às 19h, na Casa João Turin (Rua Mateus Leme, 38 Setor Histórico – Largo da Ordem).
Horário de visitação: de 2ª a 6ª feira das 9 às 18h; aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas. Entrada franca.
A exposição permanece até 15 de janeiro de 2008.