Pescadores de Tainha, de Leonardo Régnier, entrou em cartaz na Casa da Praça, em Castro. A mostra de Régnier faz parte do Programa Exposições Itinerantes da Secretaria de Estado da Cultura, organizado pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem).
A exposição Pescadores de tainha, organizada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), ficou em cartaz de 9 de abril a 10 de julho de 2011 e, devido à repercussão junto ao público, foi selecionada para itinerar pelo Estado, a começar por Castro. A ideia é oferecer à população de Castro, durante a comemoração de seus 308 anos, uma exposição relevante como essa, que foi muito visitada no MON, diz a coordenadora da Cosem, Christine Baptista.
Por meio de fotografias de Leonardo Régnier, a exposição apresenta a pesca de tainha – costume caiçara da comunidade do Farol, situada na Ilha do Mel. Durante três anos, Régnier e o cineasta Túlio Viaro, que produziu um documentário sobre o tema, conviveram, fotografaram e filmaram o cotidiano de uma comunidade de ilhéus, o que resultou nesse projeto, com 12 imagens expostas em Castro.
No mesmo dia, Castro inaugura mais duas exposições: A propósito de e Formas e conteúdo, que foram selecionadas pelo Edital de Exposições 2012 da Secretaria de Esporte e Cultura (SEC) de Castro. A primeira é uma coletiva que reúne bidimensionais e tridimensionais (pinturas, esculturas e instalações) de Leila Valebona, Marília Marques, Marise Hauser, Sandra Cielo, Conceição Rolim, Cecília Dalcanale e Soraya Tosin, artistas que integram o Grupo Cyan. Formas e conteúdo é uma mostra individual que apresenta a produção de esculturas de Angela Gee.
O programa – Seguindo a meta de governo instituída pela atual gestão, de descentralizar a cultura do Paraná, o Programa Exposições Itinerantes da SEEC visa estabelecer uma política de itinerância regional, ampliando o acesso da população paranaense aos acervos dos museus do Estado, principalmente os situados na capital como o MON, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu Paranaense. Castro é a primeira cidade a receber o Programa, que envolve a itinerância também de mostras temporárias organizadas pelos museus.

Serviço
Pescadores de tainha, de Leonardo Régnier. A propósito de, do Grupo Cyan. Formas e conteúdo, de Angela Gee.
Abertura das exposições: 3 de março (sábado), a partir das 16 horas. Casa da Praça (Pça. Sant’Ana do Iapó, 10 – Castro/PR). Horário de visitação: de terça a domingo das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.
Entrada franca.
Até 1 de abril de 2012.
Mais informações:
(42) 3906 2270.
Fonte: SEEC