Castro recebe a mostra Pescadores de Tainha

Pescadores de Tainha, de Leonardo Régnier, entrou em cartaz na Casa da Praça, em Castro

Bem Paraná

Pescadores de Tainha, de Leonardo Régnier, entrou em cartaz na Casa da Praça, em Castro. A mostra de Régnier faz parte do Programa Exposições Itinerantes da Secretaria de Estado da Cultura, organizado pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem).
A exposição Pescadores de tainha, organizada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), ficou em cartaz de 9 de abril a 10 de julho de 2011 e, devido à repercussão junto ao público, foi selecionada para itinerar pelo Estado, a começar por Castro. A ideia é oferecer à população de Castro, durante a comemoração de seus 308 anos, uma exposição relevante como essa, que foi muito visitada no MON, diz a coordenadora da Cosem, Christine Baptista.
Por meio de fotografias de Leonardo Régnier, a exposição apresenta a pesca de tainha – costume caiçara da comunidade do Farol, situada na Ilha do Mel. Durante três anos, Régnier e o cineasta Túlio Viaro, que produziu um documentário sobre o tema, conviveram, fotografaram e filmaram o cotidiano de uma comunidade de ilhéus, o que resultou nesse projeto, com 12 imagens expostas em Castro.
No mesmo dia, Castro inaugura mais duas exposições: A propósito de e Formas e conteúdo, que foram selecionadas pelo Edital de Exposições 2012 da Secretaria de Esporte e Cultura (SEC) de Castro. A primeira é uma coletiva que reúne bidimensionais e tridimensionais (pinturas, esculturas e instalações) de Leila Valebona, Marília Marques, Marise Hauser, Sandra Cielo, Conceição Rolim, Cecília Dalcanale e Soraya Tosin, artistas que integram o Grupo Cyan. Formas e conteúdo é uma mostra individual que apresenta a produção de esculturas de Angela Gee.
O programa – Seguindo a meta de governo instituída pela atual gestão, de descentralizar a cultura do Paraná, o Programa Exposições Itinerantes da SEEC visa estabelecer uma política de itinerância regional, ampliando o acesso da população paranaense aos acervos dos museus do Estado, principalmente os situados na capital como o MON, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu Paranaense. Castro é a primeira cidade a receber o Programa, que envolve a itinerância também de mostras temporárias organizadas pelos museus.

Serviço
Pescadores de tainha, de Leonardo Régnier. A propósito de, do Grupo Cyan. Formas e conteúdo, de Angela Gee.
Abertura das exposições: 3 de março (sábado), a partir das 16 horas. Casa da Praça (Pça. Sant’Ana do Iapó, 10 – Castro/PR). Horário de visitação: de terça a domingo das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.
Entrada franca.
Até 1 de abril de 2012.
Mais informações:
(42) 3906 2270.
Fonte: SEEC