A fotógrafa e atriz curitibana Elenize Dezgeniski abre a 3ª Mostra Cena Breve Curitiba – A Linguagem. Na ocasião o público pode conhecer 36 imagens das cenas que participaram das duas primeiras edições da mostra nos anos de 2005 e 2006, um projeto da Cia Senhas de Teatro.
Fique por dentro da programação da 3ª Mostra Cena Breve Curitiba – A Linguagem de Teatro.
A fotógrafa define a Mostra Cena Breve como um espaço de encontros onde grupos de teatro compartilham suas propostas artísticas com uma platéia que tem a oportunidade de conhecer a diversidade das pesquisas estéticas dos coletivos artísticos, responsáveis pelo o que há de mais promissor na cena contemporânea brasileira.
Elenize conta que a Mostra Cena Breve é uma caixa com surpresas. “Eu não sabia com antecedência como seriam as cenas apresentadas, quantas pessoas em cena, como seria a luz”, explica. Para ela o reconhecimento do trabalho e as escolhas estéticas são feitas no momento da estréia e devem acontecer no tempo médio de 15 minutos. “Penso no silêncio da cena, em não dipersar a atenção do público, em me mover com leveza sem fazer barulho, em suprir as expectativas da mostra, das companhias e as minhas próprias expectativas. Penso nos colegas e em como é bom reencontrar todo mundo”, conta.
A fotógrafa acredita que a mostra proporciona o reconhecimento entre as companhias locais , o intercâmbio com os grupos de outras localidades. “É sempre um prazer o primeiro contato eo reencontro”, afirma. Ela completa dizendo que a exposição ainda inclui cinco imagens da fotógrafa Luana Navarro que trabalhou com ela na primeira edição da Mostra. “Que esta pequena mostra seja mais um momento para comemorar o que passou e a nova edição que está começando”, finaliza.
Elenize Dezgeniski é fotografa teatro profissionalmente desde 2003 e está concluindo este ano a graduação de Bacharelado em Interpretação Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná. Foi aluna bolsista da Casa Hoffmann (Centro de Estudos do Movimento) no ano de 2006 onde desenvolveu a performance “Ser Fotográfico” uma pesquisa sobre o corpo, o estado sensível, o estado fotográfico e a fotografia.
Entre seus clientes está o Teatro Guaira na cobertura dos projetos, Teatro para o Povo, Leituras Dramáticas, Mostra em Língua Espanhola, Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, além de espetáculos do Balé, da Orquestra Sinfônica do Paraná e do Teatro de Comédia do Paraná (TCP). Outro Teatro é o da Caixa Cultural, onde Elenize é responsável pela maioria das coberturas fotográficas de espetáculos e shows.
Entre as Companhias com quem trabalha regularmente estão a Obragem Teatro e Cia, ciaSenhas de Teatro, Grupo Antropofucos e Ateliê de Criação Teatral (ACT).