O Museu da Imagem e do Som (MIS) e a Biblioteca Pública do Paraná (BPP), espaços da Secretaria de Estado da Cultura, organizam para a próxima semana uma intensa programação que integra a 9º Semana Nacional de Museus. Dos dias 16 a 20 de maio, às 19h, no auditório Paul Garfunkel da BPP, será realizado o evento O cinema à luz da história. A mostra contempla a exibição de cinco filmes acompanhados por debates com especialistas do meio acadêmico e cultural.
O principal objetivo do projeto é discutir o uso de materiais de arquivo de som e imagem na criação de obras cinematográficas de diversos gêneros, reinterpretando o sentido original ou criando novos significados para eles. A partir disso, esses elementos se tornam uma forma de expressão artística que dialoga com a história para falar do presente, passado e futuro.
Na segunda-feira (16), será exibido o documentário Dzi Croquettes e o debatedor será Dennison de Oliveira. O filme Garrincha, alegria do povo é o de terça-feira (17), debatido por Luiz Carlos Ribeiro. Yndio do Brasil será o terceiro filme da semana. Na quarta-feira (18), a debatedora será Rosane Kaminski. Pedro Plaza Pinto debate, na quinta-feira (19), o filme Baile Perfumado. Na sexta-feira (20), 11 de setembro é o filme que fecha a programação. No mesmo dia também ocorre uma mesa redonda com Karina Bellotti, Solange Stecz e Erik Tavernaro, sob mediação do cineasta e diretor do MIS, Fernando Severo. Eles debaterão o tema da mostra em geral.
SERVIÇO:
Local: Auditório Paul Garfunkel, na Biblioteca Pública do Paraná
Endereço: Rua Cândido Lopes, 133 – Centro
Datas e horários: Entre os dias 16 e 20 de maio, às 19h
Preço: Entrada gratuita
Dia 16 de maio (segunda-feira): Filme Dzi Croquettes (2010). Documentário.
Direção: Tatiana Issa e Raphael Alvarez. Duração: 110 min. Debatedor: Dennison de Oliveira (DEHIS/UFPR).
Dia 17 de maio (terça-feira): Filme Garrincha, alegria do povo (1962). Documentário. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. Duração: 61 min. Debatedor: Luiz Carlos Ribeiro (DEHIS/UFPR).
Dia 18 de maio (quarta-feira): Filme Yndio do Brasil (1995). Documentário.
Direção: Sylvio Back. Duração: 63 min. Debatedor: Rosane Kaminski (DEHIS/UFPR).
Dia 19 de maio (quinta-feira): Filme Baile Perfumado (1996). Ficção. Direção: Paulo Caldas e Lírio Ferreira. Duração: 93min. Debatedor: Pedro Plaza Pinto (DEHIS/UFPR).
Dia 20 de maio (sexta-feira): Filme 11 de setembro (2002). Ficção/Documentário. Episódios dirigidos por Ken Loach e Alejandro Gonzáles Iñarritu. Duração: 22 min.
Mesa redonda sobre o tema da mostra
Mediador: Fernando Severo (MIS/Seec). Debatedores: Karina Bellotti (DEHIS/UFPR), Solange Stecz (Cinemateca de Curitiba) e Erik Tavernaro (CineTV/FAP).