A diversidade cultural e linguística de Curitiba é o tema da exposição fotográfica Usos da Língua. A abertura acontece no dia 9 de junho, às 19 horas, no restaurante Beto Batata, no Alto da Rua XV. Na mostra, o fotógrafo Rodrigo Fonseca retrata o cotidiano de três comunidades locais que fazem uso de diferentes línguas: kaigang, iorubá e japonês. A visitação estará aberta de terça a sábado, a partir das 18 horas, até o dia 7 de julho.
A exposição integra o projeto Usos da Língua: um estudo da diversidade linguística de Curitiba. Entendendo a linguagem como patrimônio imaterial das nossas comunidades, a pesquisa identifica e registra a multiplicidade de falares da cidade, demonstrando a presença de diferentes línguas em seus usos cotidianos, políticos ou rituais.
Comunidades – As fotografias de Rodrigo Fonseca foram realizadas durante as pesquisas de campo do projeto, que acompanhou o cotidiano de três comunidades que fazem uso das línguas estudadas pelo projeto. A língua kaingang, do tronco linguístico Macro-Jê, é falada por aproximadamente 24 famílias residentes na aldeia Kacané Porã, localizada no Campo do Santanta, no bairro Tatuquara. Vinda da África, a língua iorubá possui significado e uso ritual no terreiro de Candomblé Ile Asè Ojubo Ogùn, no Bairro Alto. Por fim, a língua de imigração japonesa está presente entre os frequentadores da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei, que fica no bairro Uberaba.
A equipe do projeto Usos da Língua: um estudo da diversidade linguística de Curitiba é formada por pesquisadores profissionais da área de ciências humanas. Durante as pesquisas de campo, foram realizados registros audiovisuais das comunidades estudadas, com a finalidade de documentar a diversidade linguística.
Visibilidade – Além da exposição fotográfica, o projeto resultará também em um DVD, que será distribuído nas escolas da rede municipal de ensino. Nas escolas também serão ministradas oficinas sobre diversidade linguística e cultural e educação patrimonial.
O objetivo do DVD, das oficinas e da mostra fotográfica é dar visibilidade às comunidades linguísticas, trazendo legitimidade e fortalecendo os laços de identidade social que unem seus falantes. O projeto também irá propiciar subsídios para a implementação de políticas públicas culturais e educacionais que colaborem para o respeito, a manutenção e o uso da língua como patrimônio imaterial.
Usos da Língua: um estudo da diversidade linguística de Curitiba é um projeto viabilizado pelo edital de Registro e Identificação do Patrimônio Imaterial, de 2010, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
SERVIÇO:
Local: Beto Batata
Endereço: Rua Professor Brandão, 678 – Alto da Rua XV
Data e local: De 9 de junho até 7 de julho de 2011 – de terça a sábado, a partir das 18 horas