Na noite da última sexta-feira, 13, no Memorial de Curitiba, aconteceu a abertura de uma exposição documentária sobre o compositor austríaco Joseph Haydn. Além de lembrar os 200 anos da morte Haydn, o evento também foi alusivo à Data Nacional da Áustria, comemorado no dia 26 de outubro.
Estiveram presentes o cônsul honorário da Áustria, Walter Jiraschek, anfitrião da noite, e a esposa, consulesa Margarete Jiraschek. A exposição ficará aberta até 26 deste mês, no Memorial de Curitiba.
O secretário municipal de Relações Internacionais, Eduardo Guimarães representou o prefeito Beto Richa na abertura da exposição.
Para a celebração, veio especialmente a Curitiba o embaixador austríaco no Brasil, Hanz-Peter Glanzer. O embaixador informou que a mostra de Haydn em Curitiba é a última etapa de um roteiro por dez capitais brasileiras.
Glanzer também falou da importância do compositor austríaco, enalteceu o atual estágio das relações entre Áustria e Brasil e a evolução do comércio bilateral.O diplomata ainda agradeceu o trabalho desenvolvido pelo cônsul Walter Jiraschek e pela vice-cônsul Anelise Gropp.
Como acontece em eventos relacionados à Áustria, a música esteve presente de maneira destacada, começando pela execução de hinos nacionais, por um trumpetista, e a clássica apresentação de dois jovens cantores líricos.
De Curitiba, o embaixador Hans-Peter Glanzer seguiu no sábado, 14, para Treze Tílias, no oeste catarinense, a fim encontrar- se com representantes da comunidade austríaca local e de cidades da região.