Curitiba recebe fotos indígenas de Edward Curtis

Exposição mostra 60 fotografias de um dos pioneiros em revelar costumes dos índios norte-americanos

Redação Bem Paraná

O trabalho de um dos mais renomados fotógrafos mundiais na temática indígena, o norte-americano Edward S. Curtis, será mostrado ao público curitibano. “Legado Sagrado” apresenta 60 fotografias de Edward S. Curtis, pioneiro em revelar os costumes dos índios norte-americanos.

Fique por dentro da programação da exposição.

São imagens que mostram a sua arte no retrato e na paisagem, tanto em passagens da vida cotidiana como nos rituais indígenas. Esta mostra, criada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, revela ao visitante a ampla diversidade das tribos norte- mericanas. Esta é a primeira vez que estas fotos, que pertencem ao acervo de fotos de Christopher Cardozo, o maior colecionador de obras de Curtis, vêm ao Brasil. No país, antes de Curitiba, “Legado Sagrado” esteve na Caixa Cultural de Brasília.

O fotógrafo Edward S. Curtis

Edward Sheriff Curtis nasceu no Estado de Wisconsin, no ano de 1868. Seu interesse por fotografia aumentou depois que sua família se mudou para uma região no oeste dos Estados Unidos, chamada Puget Sound, perto de Seattle, no Estado de Washington.

Curtis ficou fascinado com os índios norte-americanos de Puget Sound e, embora não tenha estudado além da oitava série do curso primário, aprendeu a arte fotográfica sozinho e se tornou um homem bem informado, chegando inclusive a confeccionar sua própria máquina, depois de estudar a lente de um estereoscópio.