Em 2012, diversas iniciativas estão possibilitando aos curitibanos resgatar a memória da rede ferroviária do Estado. O Viaduto João Negrão, localizado no bairro Rebouças, em Curitiba (PR), mais conhecido como Ponte Preta, por exemplo, foi restaurado e deve ser entregue à cidade no início de abril.
Além disso, a história desse período pode ser conferida no Museu Ferroviário da cidade, que ajuda a manter e preservar a fachada da antiga estação.
Lá estão expostas peças, mobiliários e instalações históricas que buscam reproduzir o antigo funcionamento do local. O acervo inclui uma locomotiva do início do século 20 e um vagão dormitório que serviu para hospedar o ex-presidente da República, Getúlio Vargas.
Uma nova mostra em cartaz no Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná conta a história dos trabalhadores ferroviários do estado. A exposição Os Ferroviários e a Justiça do Trabalho no Paraná traz imagens, filmes, mobiliários e instrumentos utilizados pelos trabalhadores do século passado. Mais de vinte peças apresentadas foram cedidas pelo Museu Ferroviário.
Serviço:
Local: Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná
Endereço: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528 – Centro
Data e horário: De 15 de março a 15 de junho de 2012 (segunda a sexta-feira), das 10h às 19h
Preço: Não Divulgado