Gravuras e fotografias vão conviver em harmonia  no Espaço Cultural Beto Batata. Serão abertas duas exposições: “Desenhos” da gravurista Julcimarley Totti e “Introvisão”, do fotógrafo Fernando Oliveira. Apesar das diferentes linguagens, as duas mostras têm em comum o olhar atento dos artistas para paisagens, objetos e pessoas. “São duas exposições complementares tanto para os artistas quanto para o público”, considera o restaurateur Robert Amorim.

Fique por dentro da programação.

De fato, a exposição de gravuras traz 16 obras (litografia e gravura em metal) inspiradas no espaço físico do casarão do Alto da XV. “As imagens, retratam o espaço cultural, cheio de pequenos cuidados, seus freqüentadores, elementos de arquitetura e eventos humanos”, comenta Julcimarley Totti que teve como ponto de partida, fotografias do local e posteriormente trabalhou as obras como gravuras.

No caso da mostra Introvisão, serão apresentadas 20 fotografias (35 x 40 cm) que o curitibano Fernando Oliveira realizou nos últimos anos quando morou na Itália e registrou grafites e paisagens nas cidades de Amsterdã, Paris, Valencia e Lisboa. Estendendo sua pesquisa para o Brasil em locais como Palmas (TO), Curitiba e Florianópolis. Fazendo, em alguns casos, um caminho inverso da proposta da gravurista. Ou seja, enquanto a fotografia vira uma gravura, as obras de artistas anônimos viram flagrantes fotográficos.

Para Robert Amorim, as aberturas de duas exposições simultâneas vêm de encontro com a proposta do espaço cultural que é trabalhar com uma linguagem interdisciplinar nas artes plásticas tendo o olhar e a sensibilidade do artista convidado como elemento principal para cada exposição.