As Eleições 2010 mobilizaram o país inteiro e diante da importância do ato de votar, quatro fotógrafos promoveram uma cobertura fotográfica diferenciada do dia das eleições, em Curitiba. O resultado desse desafio é a exposição O voto em Imagens – pequenos fragmentos visuais de um dia de eleição, que ficará exposta nas Livrarias Curitiba, do Shopping Estação, a partir do dia 1 de julho (sexta-feira).

A mostra é composta por 24 imagens e foram capturadas pelos fotógrafos André Rodrigues, Marcos Xreda, Marco Lima e Hans Basso,  de forma independente, sem cunho partidário ou ideológico com a intenção de mesclar olhares e opiniões acerca do pleito.

Os fotógrafos tentaram captar, dentro do que uma imagem fotográfica e a prática do fotojornalismo permitem, a diversidade do dia da eleição em Curitiba e região.  As lentes focaram as relações sociais, pessoais, emocionais, estruturais e formais de uma importante data no contexto democrático do Brasil.

O dia da votação foi escolhido porque é o ponto áureo da eleição. De algumas conversas informais surgiu a ideia. Em pauta estava fotografar os desvios no uso da propaganda eleitoral, mas novas sugestões surgiram e evoluímos para uma proposta mais conceitual e abrangente, destaca André Rodrigues.

André Rodrigues – Radicado em Curitiba desde 1998, buscou realização profissional nas artes gráficas, porém, foi no jornalismo e na fotografia que encontrou um caminho para trilhar. Há cerca de 10 anos vem se dedicando ao eterno aprendizado da fotografia e atua de forma independente (freelancer) nas mais variadas áreas e segmentos.
 
Hans M.C. Basso – Nascido em Milão (Itália), reside em Curitiba desde julho de 2010. Especializado em fotografia social-humanitária, viajou mais de 33 países, trabalhando com as principais ONG’s nacionais e internacionais italianas. Possui experiência fotográfica nos setores de moda, fotorreportagem, eventos, teatro e televisão.
 
Marco Lima – Fotojornalista paranaense. Tem 40 anos, sendo 20 na profissão. Viveu 5 anos em Washington (EUA), onde aperfeiçoou sua técnica e apurou o olhar. Decidiu retornar para o Brasil e fixar-se em Curitiba. Dedicando-se à fotografia documental, ensaios e coberturas factuais para mídias nacionais e internacionais. Optou pela independência de ser freelancer.
 
Marcos Xreda – Xreda se denomina um perseguidor de expressões e sensações. Jornalista formado, tem se especializado no fotodocumentarismo, trabalhando principalmente com a fotografia de pessoas em situações cotidianas ou extremas. Fotografa desde 2008 e já tem diversos projetos em andamento. Com a abrangência da arte fotográfica também atua na área comercial.
 
Serviço:

Local: Livrarias Curitiba – Shopping Estação

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 2775 – Centro

Data e horário: 1 de julho a 30 de julho – De segunda a sábado, das 10 às 22 horas; domingo das 14 às 20 horas

Preço: Entrada franca