Em exposição, Adrian Lohmüller apresenta uma nova forma de usar petit pavé

O artista alemão, criou Uma Praça da Liberdade no Museu Oscar Niemeyer, e está chamando atenção do público

Redação Bem Paraná

Em uma das salas de exposição da 6ª VentoSul, Bienal Internacional de Arte Contemporânea, no Museu Oscar Niemeyer, há uma plataforma de petit pavé, coberta por almofadas, convidando os visitantes a sentar, refletir e relaxar sobre a obra, do artista Adrian Lohmüller, e está chamando muito a atenção do público.
 
Depois de bastante pesquisa sobre essa pedra de origem portuguesa, o artista propõe um novo uso para ela, o de sentar e não pisar como habitualmente é feito nas calçadas de petit pavé.

Batizada de Uma Praça da Liberdade, a obra foi criada especialmente para a Bienal de Curitiba. Trata-se de uma forma urbana usada como composição geométrica popular, portadora de identidade local e de novas formas de experimentar o espaço público. A plataforma é feita com mosaicos de petit pavé e coberta de almofadas estampadas.
 
Em Curitiba, as calçadas de petit pavé são bastante tradicionais. No centro da cidade é possível encontrar mosaicos feito com as pedras brancas e pretas representando símbolos locais como a Araucária e o Pinhão, além de nomes de prédios e empreendimentos.
 
Adrian Lohmüller nasceu em 1977, em Gengenbach, Alemanha, e hoje vive em Berlim. Seu trabalho já foi visto em importantes espaços culturais como Städtische Galerie Nordhorn e Mining the Moon, em Berlin, além de ter participado de eventos como a 6ª Bienal de Arte Contemporânea de Berlin, entre outros.
 
A 6ª Bienal de Curitiba está aberta ao público até o dia 20 de novembro de 2011, com obras de mais de 80 artistas de 37 países dos cinco continentes. A programação geral inclui projeto educativo, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, mostra de filmes, performances e interferências urbanas, ocupando os principais museus, centros culturais, ruas, praças e parques da cidade. 
 
Serviço:

Local: Museu Oscar Niemeyer

Endereço: Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico

Data e horário: De 11 de outubro a 20 de novembro (terça-feira a domingo), das 10h às 18h.

Preço: A partir de R$ 2,00