Eric Souza abre a exposição fotográfica “Simplesmente Curitiba”. “A mostra pretende mostrar aspectos tão despretensiosos quão interessantes da cidade que, justamente por estarem sempre presentes no dia-a-dia de seus cidadãos, quase passam despercebidos”, explica o fotógrafo.
Confira informações sobre a mostra.
Autodidata e amador no sentido estrito da palavra, Eric veio a Curitiba por motivos profissionais há mais de quinze anos e acabou trocando o Rio de Janeiro pela capital paranaense. “Fui adotado pela cidade”, diz ele.
O fotógrafo é admirador da obra de grandes mestres do passado como Alfred Stieglitz e Eugène Atget. “Acredito que a fotografia, mais que um meio de registrar o presente, é uma forma de exprimir a experiência e a filosofia de vida do fotógrafo”, afirma Eric. “Tal qual faz o pintor com a pintura”, compara.
Adepto da “fotografia pura”, livre de manipulações, Eric utiliza um equipamento totalmente mecânico-manual e adota a película em preto-e-branco como suporte para suas imagens. O fotógrafo segue uma linha de trabalho na qual, segundo ele, não é só o resultado que conta. “Tão importante quanto a imagem, é a maneira como ela foi obtida”, explica.