Curitiba recebe a exposição “30 anos de Fotografia”, uma coleção com 40 imagens do acervo pessoal da curadora e pesquisadora Rosely Nakagawa.

Fique por dentro da programação da mostra.

As imagens que compõem a exposição foram selecionadas de uma coleção com 200 fotografias que Rosely reuniu durante a trajetória de sua carreira. A primeira foi uma foto em preto e branco que ganhou de presente do fotógrafo Mario Cravo Neto. “30 anos de Fotografia” apresenta trabalhos de 27 grandes nomes da fotografia brasileira, entre eles, alguns docentes do curso de especialização “Fotografia e Imagem em Movimento” como Cristiano Mascaro, João Urban, Luiz Carlos Felizardo, Pedro Vasquez e a palestrante Simonetta Persichetti.

Segundo Simonetta, as fotografias selecionadas para esta exposição mostram as transformações e a evolução da estética fotográfica ao longo de 30 anos de história da fotografia brasileira. “Talvez, mais do que uma coleção, o que Rosely nos mostra seja uma coletânea, onde ficam evidentes os interesses e os gêneros de época. Um índice que nos permite ver, mesmo que não de forma cronológica e muito menos didática, a transformação da estética fotográfica. Um passeio pelos mais variados estilos”, diz.

Rosely é formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, com extensão em Museologia. Seu trabalho como curadora teve início na Galeria Fotóptica no final da década de 70. Em 1986, começou a trabalhar de forma independente como coordenadora de mostras em museus e outras galerias. Hoje é uma das curadoras de fotografia mais importantes do país, organizou dezenas de exposições de fotógrafos conceituados, assinou a edição e a coordenação de diversos livros de imagens e participou de congressos por todo o Brasil e também no exterior.

A mostra “30 anos de fotografia” é itinerante e irá percorrer, até o final do ano, outros Conjuntos Culturais da Caixa situados nas cidades de São Paulo, Brasília e Salvador.