A materialização do inconsciente, uma compilação de emoções, sensibilidade e questionamentos podem sintetizar a mostra Consciente do Inconsciente, em cartaz no Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba – Masac. A exposição é resultado de um projeto desevolvido e orientado pela artista plástica Odília Vallim no Complexo Médico Penal do Paraná, e permanece aberta ao público até o dia 15 de julho de 2012.

Consciente do Inconsciente pode ser visto como um desdobramento do trabalho da pioneira Dra. Nise da Silveira, que revolucionou os métodos de tratamentos psiquiátricos e foi a responsável pela criação do Museu do Inconsciente, no Rio de Janeiro.

Para Odília, a arte permite expressar sentimentos e sensações, serve como instrumento para interpretação do mundo. Um modo de materializar como o indivíduo pensa, experimenta e vê suas experiências ao longo da vida. Utilizando a pintura como forma de canalizar esse emocional, o projeto busca a reintegração social dos pacientes do complexo.

Serviço:

Local: Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba – Masac

Endereço: Largo da Ordem, s/n – Setor Histórico

Data e horário: De 18 de maio a 15 de julho de 2012 (terça-feira a domingo), de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 14h

Preço: Entrada Franca