Exposição de poemas no Memorial de Curitiba

Mostra '100 +10 Poemas em Pratos Limpos' traz a poesia aliada à arte visual

Redação Bem Paraná

Poesia aliada à arte visual, utilizando como suporte o prato, é a proposta da artista plástica Maria Helena Saparolli, na exposição 100+10 Poemas em Pratos Limpos.

Fique por dentro da programação da mostra.

O projeto, apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura, da Prefeitura Municipal de Curitiba, e pela empresa Siemens, consiste num conjunto de 100 pratos em vidro, que contêm versos de dez poetas e compositores paranaenses.  “Esta idéia nasceu, porque sempre gostei de escrever trechos de poemas e músicas que eu tinha na memória, em guardanapos ou pedaços  de papel. Daí, para um novo suporte, o vidro, foi um pulo, pois é um material com o qual eu já trabalhava anteriormente”, afirma Maria Helena.

O projeto pretende trazer para o cotidiano a poesia do Paraná. A fusão do vidro e das cores somadas aos versos confere a cada objeto características únicas, expressas por marcas, detalhes impressos pela mão da artista e pela beleza da queima da peça, após levada ao forno.

A exposição conta com os versos de poetas e compositores paranaenses, que cederam suas obras para o projeto, como Alice Ruiz, Chloris Justen, Etel Frota, José Oliva, Lydio Roberto, Mara Fontoura, Reinaldo Godinho, Rosy Greca e Zeca Correa Leite. Também possui poesias de Helena Kolody.